Como escrever um texto dissertativo

TEXTO DISSERTATIVO
Manter-se atualizado é essencial para escrever um bom texto dissertativo.
Está desempregado?
Marketing por

Um grande número de pessoas tem dificuldade em escrever um texto dissertativo, pois não sabem ao certo como começam esse tipo de produção. Antes de começar uma dissertação devemos lembrar que é necessário obedecer algumas regras, pois o texto deve ser feito em etapas.

O texto dissertativo é exigido em diversos processos seletivos, onde é necessário fazer uma boa redação para conseguir pontuações mais altas. Manter-se constantemente atualizado é essencial para fazer um bom texto dissertativo.

Ao longo do artigo disponibilizaremos algumas dicas sobre como escrever um bom texto dissertativo.

Dicas para escrever um texto dissertativo

TEXTO DISSERTATIVO

Como já mencionamos acima, para escrever uma dissertação é necessário dividi-lo em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Na introdução é preciso apresentar um pequeno resumo sobre o que será discutido ao longo do texto. Em média, são necessárias umas cinco linhas, onde se deve chamar a atenção do leitor com a ideia principal a ser desenvolvida no texto dissertativo.

Desenvolvimento

No desenvolvimento é necessário explicar o que foi dito no parágrafo introdutório. Recomenda-se expor argumentos analíticos, críticos, reflexivos, interpretativos e de opinião sobre o assunto em questão.

O desenvolvimento precisa ser bem elaborado, já que se trata da maior parte do texto. Esta etapa também é conhecida como argumentação.

Conclusão

Nesta etapa é necessário retomar às reflexões críticas e apontar as perspectivas de solução de uma forma clara e resumida. O fecho da redação deve enfatizar a impressão final do avaliador, devendo conter em média 5 linhas, assim como a introdução.

Lembrando que o escritor não se inclua no final, onde é importante não usar expressões como: “Para finalizar, conclui-se, enfim”, ou semelhante.

O que evitar em uma dissertação?

• Não coloque ponto final no título da redação;
• Evite utilizar palavras em inglês, frases feitas, gírias e ditos populares;
• Evite usar a mesma palavra várias vezes;
• Nunca abrevie palavras e evite o uso de etc;
• Não rasure o texto dissertativo, nada de riscos ou qualquer escrita ao terminar a redação.

Dicas para redação

Está desempregado?
Marketing por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.