Como evitar e tratar as unhas encravadas

Como evitar e tratar as unhas encravadas
As unhas encravadas podem trazer sérios riscos

O encravamento nas unhas se da falta de cuidados da pessoa com seus pes e mãos, isso por que muitas vezes não gostam muito de cortar usas unhas, deixando que elas se retorçam e entrem na própria carne.

É preciso entender que o bom cuidado com as unhas tanto da mão quanto do pé faz parte de nossa higiene pessoal, por isso toda a atenção é preciso.

Milhares de pessoas sofrem com problemas nas unhas, onde elas se encravam muito rápido já que isso acontece devido ao formato e a maneira como ela cresce, alguns têm até que fazer um tratamento na podóloga, de modo que este profissional possa cortar a unha da maneira certa evitando dores futuras que são causadas pelo encravamento.

O que causa a unha encravada?

Este problema recebe o nome cientifico de onicocriptose que ocorre quando a lateral da unha fere a pele e isso com o tempo vai causando dores e até mesmo uma carne esponjosa devido estar inflamado o local, por isso é necessário cortar a unha de maneira correta.

Porque acontece o encravamento das unhas?

As unhas encravadas são mais comuns em pessoas que não cortam a unha de maneira correta, usa sapatos muito apertados, deixa uma ponta ou então não limpa corretamente o canto das unhas tirando todas as peles para evitar que as unhas fiquem encravadas, onde o dedo mais comum para encravar as unhas é o dedão.

Como prevenir as unhas encravadas?

Para prevenir as unhas encravadas é necessário cortá-las apenas a borda interior e não as bordas laterais já que se forem deformadas irregularmente e começar a sofrer uma pressão do calçado a unha vai encravar além do que tente deixar a unha mais reta não muito redonda, pois pode encravar então cortem em direção as bordas laterais.

Como evitar e tratar as unhas encravadas

Quais os sintomas da unha encravada?

Para saber se a sua unha esta encravada ou não é fácil perceber já que a região afetada fica dolorida, com pus, dor, e até mesmo um calor naquela região por isso é importante ficar bem atento na hora de cortar as unhas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para a unha encravada varia de acordo com a intensidade de cada caso, já que alguns são mais graves outros mais simples. Em determinados casos é necessário procedimento cirúrgico como o afastamento da pele inflamada para que o tecido possa ser removido fazendo com que uma nova unha nasça livre novamente.

Sendo assim se a sua unha está encravada e você não sabe o que fazer procure um podólogo mais próximo para que assim ele possa fazer os procedimentos necessários para que o seu problema possa ser resolvido.

Veja mais sobre o tratamento das unhas em:

Como evitar unhas encravadas

O que é micose de unha e como tratar

Como tratar unhas quebradiças