Como evitar lesão por esforço repetitivo

Está desempregado?
Marketing por

Um dos acometimentos que mais tem afastado trabalhadores é o Ler (Lesão por Esforço Repetitivo), se não tratada a Ler pode levar á uma DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho).

O corpo humano não foi projetado para fazer trabalho repetitivos por muito tempo. Ficar sentado durante horas na frente do computador, ou na frente de uma máquina de costura, pode trazer diversas dores, como nas costas, no pescoço, nas pernas, nas mãos e nos braços.

As causas destas lesões é a movimentação repetitiva, postura inadequada, altura e posição dos móveis inadequada para o trabalho, falta de orientação e não respeito dos limites do corpo. A facilidade de desenvolver estes tipos de problemas são pessoas que digitam por muito tempo, atendem e transferem telefonemas, fazem fotocópias, trabalham na cozinha e escrevem muito.

Das lesões nas mãos e braços as mais comuns são: Síndrome do túnel do carpo, Tendinite de Quervain, Dedo em Gatilho e Cotovelo de Tenista. Cada uma destas é devido á um tipo de movimento que ocorre em excesso, e com o passar do tempo começa dar alterações na sensibilidade, dores e até mesmo formigamento.

Para evitar estas lesões é preciso de apenas três coisas, fazer pausas durante o serviço, fazer alongamentos e deixar o ambiente de trabalho na altura correta. Quando estiver sentado na mesa digitando a posição mais correta é o computador na altura dos olhos, o mouse e o teclado precisam estar em um ângulo de 90º e os pés devem estar apoiados no chão.

Os alongamentos devem ser mantidos pelo menos 30 segundo, se não você não estará longando a sua musculatura e isso não valerá de nada. Tome muito cuidado com a sua saúde e não deixe de se prevenir.

Está desempregado?
Marketing por