
O bullying é um assunto que está sendo tratado com muita firmeza nestes últimos anos, o problema é muito comum durante a época escolar, o que faz co quem muitas pessoas acabem com problemas de aprendizagem, alta confiança entre outros durante o ensino.
Sendo assim, preparamos esta matéria para que você pai e professor, saiba como evitar o bullying com seu filho ou aluno e desta maneira evitar que o mesmo sofra problemas futuros.
Abaixo, conheça mais sobre o assunto e aprenda como evitar o bullying na escola ou em qualquer outro tipo de ambiente onde é comum que as crianças sofram o mesmo.
O termo bullying é utilizado para identificar atos de agressão física ou psicológica, com intuito de intimidar uma pessoa ou reprimi-la. Normalmente realizado por uma pessoa ou um grupo de pessoas que praticam repetidamente o ato em uma pessoa que não tem como se defender.
Como evitar o bullying?
Muitas pessoas sentem medo de falar sobre o assunto e procurar uma solução para o bullying, seja ele na vida pessoal ou até mesmo na internet.
Porém, aqui vão algumas dicas essenciais para você que deseja evitar o bullying tanto para você como também para seu filho, aluno, amigo e outros.
Converse com os pais
A melhor dica é conversar com os pais, tanto da pessoa que está sofrendo o bullying como também a pessoa que realiza o ato, seja apenas uma pessoa ou um grupo.
Desta maneira você poderá resolver o assunto diretamente com os mesmos conversando. Porém, se a parte agressora evitar a conversa, a melhor opção e a realização de um Boletim de Ocorrência (B.O), afinal, o bullying é crime.
Onde tanto os bullies (praticantes do bullying) como também os pais, podem ser obrigados por justiça a pagar indenizações e ainda sofrerem processos por danos morais e físicos, dependendo do caso.
Converse com o diretor
Procure ajuda informando o diretor do colégio onde a criança estuda, e procure tomar decisões para que o mesmo não venha sofrer as agressões novamente, seja por punição dos agressores ou até mesmo transferência da vítima para outro colégio.
Sintomas de quem sofre bullying
- Urinar na cama;
- Distúrbios do sono;
- Problemas de estômago;
- Dores e marcas de ferimentos pelo corpo;
- Síndrome do intestino irritável (dor de barriga);
- Transtornos alimentares;
- Isolamento social / poucos ou nenhum amigo;
- Tentativas de suicídio;
- Irritabilidade / agressividade;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Relatos de medo;
- Resistência / aversão a ir para escola;
- Tristeza;
- Rendimento escolar muito baixo;
- Atos deliberados de autoagressão.
Procure conversar com seu filho e saber como anda a vida social do mesmo, na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar que o mesmo frequenta de modo que evite que o mesmo sofra calado e sem defesa.
Mais informações sobre como evitar o bullying e o que é o bullying você encontra acessando:
O que é Bullying sintomas e tratamento
O que é Cyberbullying?
Saiba identificar o comportamento dos filhos