Como fazer o alistamento militar?


O alistamento militar é obrigatório para todos os homens cidadãos brasileiro, mesmo os naturalizados devem fazer o alistamento á partir da data que receberem o Certificado de Naturalização, tendo um prazo de 30 dias.

O alistamento de 2012 é para aqueles que nasceram em 1994, por isso todos os homens desta idade devem procurar uma Junta Militar mais próxima de sua casa. Por isso o alistamento deve ser feito do dia 1º de janeiro á 30 de junho do ano em que o brasileiro completar 18 anos, sabendo que este alistamento também vale para brasileiros que moram no exterior, porém aquele que se alistar até o último dia de abril concorrerá a seleção geral no mesmo ano, podendo ser incorporado no quartel no ano seguinte.

Você deve procurar uma Junta Militar para fazer o alistamento, para isso você precisará de uma documentação, sendo ela:

• Certidão de nascimento ou de casamento (original);
• Duas fotos 3×4 recente (com fundo branco e sem data);
• Comprovante de residência;
• No caso de brasileiros naturalizados deve-se apresentar a Certidão de Naturalização ou Termo de Opção;
• Registro de Emancipação para os casos dos índios.

Perdi a data do alistamento, o que fazer?

Procure a Junta de Serviço militar para que você realize o alistamento, neste caso será cobrada uma multa em dinheiro e você demorará mais para fazer a sua regularização da sua situação militar. Caso você não se aliste você estará em débito com o Serviço militar, assim você será considerado um Alistado Fora do Prazo, isso pode trazer conseqüências desagradáveis, pois você não poderá prestar concurso, tirar passaporte e nem mesmo se matricular em uma universidade.

Então para você que completa 18 anos, não se esqueça de se alistar entre os dias 1º de janeiro e último dia de abril, na Junta Militar da sua cidade, para que você possa cumprir com as suas obrigações e ser um cidadão com os seus compromissos em ordem.

Em casos de dúvidas acesse o site do Exército Brasileiro e esclareça todas as suas dúvidas.