Como fazer uma resenha crítica

Está desempregado?
Marketing por

A resenha crítica nada mais é do que um texto em forma de síntese, ou seja, um resumo que expressa à opinião do autor sobre determinado fato.

Toda resenha é a descrição detalhada a respeito de um determinado conjunto de fatos, então na verdade a resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, sendo assim ela é feita por um resenhista que faz o resumo de determinada literatura e forma um valor e um conceito para esta obra.

A resenha pode ser feita em cima de um livro, uma peça de teatro, um filme, exposições, shows e até mesmo TV. Assim sem demonstrar sarcasmo ou comicidade em sua opinião o resenhista dá um valor para aquele fato.

Na resenha é preciso que você exponha o conteúdo e o nível de sua importância e depois faça a avaliação técnica e crítica, isso tem como objetivo guiar o leitor pela grande quantidade de produção cultural que cresce dia pós dia e que muitas vezes confunde as pessoas que não estão familiarizadas com este assunto.

Assim esta resenha informa para o leitor a respeito do conteúdo de determinado livro, por exemplo, sempre de maneira objetiva e educada, assim mesmo com a crítica, caso não seja boa, a obra não perderá o seu valor, sabendo que cada pessoa possui a sua opinião e nem todos precisarão concordar com o resenhista.

Então o papel do resenhista é mostrar as falhas presentes nesta obra, como informações faltantes e fazer elogios quando necessário também, isso porque o resenhista não possui o direito de deformar o conteúdo do autor e de sua obra.

Então para fazer uma resenha crítica você vai precisar passar por oito passos, sendo eles:

1) Identifique a obra: Coloque dados bibliográficos
2) Apresente a obra: descreva em poucas linhas o conteúdo do texto
3) Descreva a estrutura: Fale sobre a divisão de capítulos e de uma forma sutil o número de páginas
4) Descreva o conteúdo: utilize de 3 á 5 parágrafos para resumir de forma clara o conteúdo do texto
5) Analise de forma crítica: Apenas nesta parte é que você irá dar a sua opinião, você poderá argumentar baseando-se em teorias de outros autores, podendo fazer comparações. É difícil encontrar resenhas que tenham mais de três parágrafos para a crítica, mas não tem um mínimo estabelecido
6) Recomende a obra: Nesta parte utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseando-se sempre na idade, escolaridade e renda, para que você possa recomendar esta obra.
7) Identifique o autor: Você terá que falar sobre o autor da obra que você resenhou, falando brevemente da vida dele e suas obras.
8 ) Assine e se identifique: É no último parágrafo que você escreve o seu nome e fala qual a sua escolaridade, como por exemplo, Everton Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP).

A resenha na verdade não é muito fácil e você precisará tomar muito cuidado principalmente com o item 5, onde você analisa a obra de forma crítica. Mas as resenhas são um guia para os apreciadores de leituras, filmes e teatros, pois possuem uma grande quantidade de conteúdo em um pequeno texto.

Está desempregado?
Marketing por