Como funciona o aquecimento global


O aquecimento global nada mais é do que um aumento significativo da terra em um curto período de tempo, que pode ser causado por atividades do ser humano. Por exemplo, um aumento de apenas 1º Celsius dentro de 100 ou 200 anos é caracterizado como um aquecimento global, mas o aumento de apenas 0,4 ºC já pode ser chamado de aquecimento global.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas avaliou que ao longo do século passado a temperatura média da superfície subiu de 0,4 ºC para 0,8ºC, então são dados consideravelmente altos e que começaram a alertar os cientistas.

Esse aquecimento traz conseqüências, mas para conhecer estas conseqüências será preciso saber um pouco mais sobre alguns assuntos. Primeiro vamos saber a diferença entre tempo e clima, que estão dentro do aquecimento global.

O tempo é algo que acontece em longo prazo, ou seja, no próximo final de semana irá chover na sua cidade, já o clima é algo que acontece á longo prazo e que é determinado de acordo com a região, por exemplo, a região do nordeste chove muito pouco e a região do sul faz mais frio, assim se determina o CLIMA de cada região.

Porém as pequenas alterações no clima podem ter grandes conseqüências, por mais que para se alterar o clima seja necessário bastante tempo, os animais, plantas e até mesmo as pessoas podem sofrer com as mudanças no clima. Podemos dar como efeitos de alterações do clima a era glacial ou então o efeito estufa.

A era glacial é o mundo todo mais frio e congelado, já o efeito estufa é como se fosse um grande aquecimento. Mas imagine a seguinte questão, um carro estacionado na rua com um sol muito forte, a parte interna do carro ficará bem mais quente, isso porque os raios solares que entram pela janela penetram no estofado que retém o calor, o mesmo acontece com a Terra, os raios solares entram, porém quem mais absorve é a terra e a água.

Então saiba que o aquecimento global está diretamente relacionado ao efeito estufa, que é provocado por alguns gases como o Dióxido de Carbono (Co2), Óxido Nitroso (N2O) e o Metano. Eles são emitidos pelas indústrias, pelos automóveis, pelos animais que pastam, decomposição do lixo e até mesmo na extração do carvão.

Para evitar este efeito estufa só é preciso que você mude alguns hábitos, certifique que o motor do seu carro está regulado, quando puder caminhe ou ande de bicicleta, recicle o seu lixo, plante mais árvores, não queime lixo e nem terrenos baldios, enfim é preciso viver de uma maneira mais sustentável.