Como funcionam as bolsas de estudo

Como funcionam as bolsas de estudo
A bolsa de estudos dá ao aluno o direito de cursar sem pagar
Está desempregado?
Marketing por

Cursar o ensino superior é o sonho de muitos jovens e adolescentes, que passam anos estudando em busca de uma vaga nas universidades publicas ou federais, mas devido a grande quantidade de concorrentes a vaga passa a ficar mais difícil de ser alcançada.

Para você que tem pressa em começar os estudos e possa se tornar um profissional qualificado, independente atuando na área que sempre sonhou, é importante que procure mais informações sobre o sistema de bolsas de estudos, onde elas ajudam muito na realização do curso superior.

Se não possui muito conhecimento sobre as bolsas de estudo, confira abaixo alguns programas de bolsas que estão disponíveis para todos os estudantes mais claro que com determinadas restrições, para que assim ela seja destinada somente para aqueles que realmente não possuem condições financeiras de bancar os estudos.

Financiamento Estudantil (FIES)

É um dos mais utilizados pelos estudantes no qual tem a possibilidade de financiar os estudos no qual o financiamento pode ser de 25%, 50%, 75% e até 100% do estudo financiado, mas para que você possa conseguir este beneficio é necessário comparecer as agencias da Caixa Econômica Federal no qual podem ser extraídas todas as informações.

O MEC prioriza estudantes que possuem uma baixa renda, mora de aluguel com grande numero de pessoas na família, e para que você realize o sonho do curso superior esta pode ser uma grande oportunidade.

Programa Escola da Família

O Escola da Família é procurado por milhares de estudantes já que este é um programa desenvolvido pelo governo do estado onde o aluno participa do programa desenvolvidos em todas as escolas em troca todo o custo da universidade é bancado pelo estado.
Durante todo o período da faculdade o aluno não precisa pagar nada desde que participe do programa e desenvolva projetos para os finais de semana na escola durante o programa Escola da Família.

Bolsas de estudo restituíveis

Essa bolsa é semelhante ao FIES mais quem oferece o empréstimo é a própria instituição onde podem combinar valores de empréstimos diferentes e também o quanto pode financiar podendo o valor ser de 20% a 100% do valor da mensalidade, no qual visa a facilidade de pagamento para o estudantes.
Por isso vale a pena conversar com o responsável e saber se a faculdade que deseja cursar oferece este beneficio o que pode acabar facilitando ainda mais na hora do pagamento.

Programa Universidade para todos (Prouni)

O Prouni também é um método bem procurado pelos estudantes onde o programa oferece bolsas parciais e integrais no qual tudo isso vai depender da renda familiar de cada estudante e para que este benefício possa ser concedido é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além de outros requisitos que são levados em consideração na hora de ser concedido com a bolsa.

Veja mais sobre as bolsas de estudo em:

Como conseguir bolsas de estudo do Prouni

Inscrições para bolsa de estudo Educa Mais Brasil

Tipos de bolsas de estudo

Está desempregado?
Marketing por