Como Incentivar O Bebê A Comer Sozinho

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Por mais que os pais prefiram alimentar a criança pessoalmente é bom saber dar espaço e incentivar o bebê a comer sozinho, pois o primeiro passo para o desenvolvimento cognitivo de um bebê é saber controlar suas mãozinhas levando o alimento até a boca.

Pode ser que à princípio a criança faça um pouco de bagunça, pode ser também que ela não coma direito e você precise intervir, no entanto, mesmo com dificuldades dar espaço para as crianças aprenderem é essencial, pois assim como nós elas também comem por prazer.

Bebê

Crianças não são como animais, os animais comem apenas quando damos algo para ele, mas as crianças não. Elas precisam desde cedo saber pedir o alimento, ter paladar e se deliciar com os variados tipos de comida e para isso saber comer sozinha é essencial.

Incentivar O Bebê A Comer Sozinho

Saber a maneira correta de incentivar o seu bebê a comer sozinho é essencial. Algumas crianças desenvolvem essa habilidade por conta própria e instantaneamente, outras precisam de um empurrãozinho e é nesse ponto que vamos trabalhar.

medo-alimentacao

Lembrando que a recomendação é a de que os bebês sejam alimentados somente com leite materno até os seis meses de idade. Depois desse período as papinhas doces e salgadas começam a ser introduzidas na alimentação da criança, porém, nem por isso deve-se excluir o leite da alimentação da mesma.

As crianças precisam aprender a comer sozinhas, mas isso não quer dizer que você pode largá-las ao Deus dará, é necessário fazer o pratinho dela e ficar por perto ajudando-a.

Alimentação Infantil: Nutrição

Entenda que cara feia nem sempre é fome

Às vezes as crianças fazem um pouquinho de birra e cara feia na hora de comer. Isso não quer dizer que elas não gostem do alimento, mas sim que não estão adaptadas a digerirem esse novo sabor, o sabor do novo alimento.

Ao contrário dos adultos as crianças precisam experimentar um determinado alimento muitas vezes, para só depois poder decidir se gostam ou não dele.

Dê ao seu filho um prato colorido com todos os tipos de nutrientes que ele necessita, inclua frutas, verduras e legumes em sua alimentação e não o deixe com vontade de comer nada.

alimentacao-amar-comidas-saudaveis-13

Outra dica é tomar bastante cuidado com os temperos. Geralmente as crianças não gostam de temperos muito fortes, por isso prefira adicionar menos tempero nas comidas do seu filho.

Seja o exemplo dos pequenos

Nada melhor do que sentar junto com seu filho (a) e comer junto com ele. Com certeza ele ou ela irá fazer bagunça, derrubar a comida, o suco e todos os talheres. Procure fazer disso uma experiência boa e não algo traumatizante para a criança.

Dicas úteis

  • Deixe seu pequeno comer com as mãos.
  • Brincar com a comida é permitido.
  • Inclua talheres na brincadeira.
  • Estabeleça uma rotina.
  • Use copinhos com alças.
  • Ofereça os alimentos certos.
  • Sirva de exemplo.

Permita que o desenvolvimento de seu filho ocorra sem pressa e em seu próprio tempo. Uma fruta não pode ser colhida ainda verde assim como uma criança não pode ser moldada fora de seu tempo, espero o tempo deles.

Para saber tudo sobre bebês acesse a página online Dicas de Bebê!


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: