Home / Enem / Como ir bem no Enem 2014
Enem 2014

Como ir bem no Enem 2014

Hoje vamos dar algumas dicas de como se sair bem no Enem 2014, para assim você vencer o cansaço dos dois dias de prova e acertar nas questões estudadas.

Bom, primeiramente é necessário conhecer a importância desse exame aos alunos que estão cursando ou já cursaram o ensino médio. O Enem é de fato o caminho mais fácil para o ingresso em uma Universidade Federal, por isso é importante conhecer, saber e realizar a prova com máximo de atenção.

Muitos alunos pecam por não estudar, outros por relaxarem ao responder as questões, é preciso entender que é o seu futuro que está em jogo, portanto atenção. Veja conosco algumas dicas de como ir bem no Enem 2014, você vai ver como o seu exame será gratificante.

Enem 2014

Dicas para o Enem 2014

Eu que já fiz o exame duas vezes e tenho certeza que assim como eu a principal dúvida da maioria dos alunos é em relação a redação. E isso é uma verdade muito interessante, isso por que parte dos alunos que realizam o Enem não sabem o que escrever na hora da redação, e acabam tirando notas baixas por isso. Lembre-se sempre: A nota da redação ajuda muito na nota final.

Então vamos as dicas de redação para o Enem 2014. Primeiramente eu quero convidar a você a assistir um vídeo que mostra como fazer uma redação dissertativa, que é o modelo adotado pelo Enem.

Como você pode observar no vídeo, a redação deve seguir um molde de três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão:

Introdução

Na introdução você deve apresentar o seu tema, contando aspectos interessantes sobre ele, dando vida sobre aquilo que se está falando. Você deverá apresentar com uma linguagem simples o tema abordado, contado aquilo que você vai falar.

Desenvolvimento

Chamado também de corpo do texto, é onde você irá desenvolver a sua redação, juntando argumentos pessoais favoráveis e desfavoráveis, contando sua opinião sobre o tema proposto e buscando interagir o leitor, dando informações, etc.

Conclusão

Como o nome já diz nessa última parte, você deve concluir o seu tema, dando soluções ao tema proposto. A minha dica é você sempre dar soluções para o bem comum, conclusões cidadãs. Isso ajuda muito num bom desfecho da redação.

Você vai encontrar por ai muitas outras dicas para a redação do Enem 2014, mas creio que o princípio é esse. É claro que um bom estudo a respeito com o professor de português se faz necessário.

Como estudar para o Enem 2014

Estudar enem 2014

Não tem outra forma de se dar bem no Enem a não ser estudando e revisando tudo aquilo que se aprendeu durante o tempo de ensino médio. Esse estudo pode ser feito de três formas:

Cursos preparatórios

Esses cursos são ótimos para quem deseja ir bem no Enem, isso por que eles trazem revisões práticas de matérias que você aprendeu. São ótimos para aqueles alunos que já terminaram o ensino médio e não lembram de muita coisa.

Você encontrará cursos pagos e de graça, mas recomendo você a desembolsar um pouco, vale apena pela qualidade. Separei um interessante e muito bom para você, clique aqui e confira!

Apostilas de estudo

Se você deseja aprender pessoalmente e sozinho em casa e revisar as matérias do Enem 2014, basta procurar na internet algumas apostilas de estudo. São ótimas para estudar e trazem todo o conteúdo possível da prova. Vale a pena!

Conferir gabaritos e provas passadas

Sem dúvida nenhuma a conferencia de respostas e gabaritos passados é a melhor forma de se dar bem no Enem 2014. Isso por que muitas questões se repetem e trazem o mesmo sentido, é um jogada rápida. Veja abaixo os gabaritos da prova de 2012:

Caderno 1 – Azul (com gabarito) – Gabarito – sábado, dia 3/11/2012
Caderno 2 – Amarelo (com gabarito) – Gabarito – sábado, dia 3/11/2012
Caderno 3 – Branco (com gabarito) – Gabarito – sábado, dia 3/11/2012
Caderno 4 – Rosa (com gabarito) – Gabarito – sábado, dia 3/11/2012
Caderno 5 – Amarelo (com gabarito) – Gabarito – domingo, dia 4/11/2012
Caderno 6 – Cinza (com gabarito) – Gabarito – domingo, dia 4/11/2012
Caderno 7 – Azul (com gabarito) – Gabarito – domingo, dia 4/11/2012
Caderno 8 – Rosa (com gabarito) – Gabarito – domingo, dia 4/11/2012

Programação e estudo

É importante se programar e conferir corretamente os horários das provas, recomendo a leitura do post Local da Prova Enem 2014. Lá apresento algumas informações sobre horários e programação do Enem.

Tenho também seu horário de estudo, por que como já disse, somente os preparados irão se dar bem no exame. Não adianta ir somente no chute, pois assim você tem chance de errar coisas simples.

Siga essas dicas, confira todo o cronograma e faça uma boa prova. Se ainda tiver dúvidas sobre o Enem 2014, deixe nos comentários, estou à disposição para lhe responder.

Veja Também

enem

Curso preparatório para o Enem 2014

Existem diversos cursos preparatórios para o Enem, se você deixou para estudar na última hora e está precisando de ajuda confira como aderir a essa opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *