Como manter a autoestima


Quantas vezes você já acordou e sentiu-se desmotivado para ir ao colégio, faculdade ou mesmo para se arrumar? Certas pessoas possuem uma baixa autoestima que podem prejudicá-las em todas as suas atividades como, por exemplo, no trabalho e também em um relacionamento amoroso.

A autoestima é o julgamento que você faz de si mesmo e cabe ao indivíduo construí-la em cada momento de sua vida. As pessoas que possuem uma baixa autoestima costumam mostrar insegurança, dúvidas frequentes, perfeccionismo e na maioria das vezes não se permite errar.

Muitos fatores podem abalar sua autoestima como críticas frequentes, estresse, vergonha, inveja, humilhação, desilusões amorosas, perdas financeiras, dentre outros problemas pessoais.

Mulher feliz

Como elevar a autoestima?

As pessoas que conseguem lidar com a sua autoestima ajudam a diminuir os sentimentos de insegurança, ansiedade e apresentam melhor desempenho profissional ou mesmo em outra atividades do seu cotidiano.

Para elevar a autoestima é preciso em primeiro lugar estar satisfeito com o seu trabalho, identificar suas qualidades e não apenas os defeitos. Além do mais você pode fazer exercícios físicos diários e realçar sua aparência com roupas da moda e cabelos modernos.

Outra sugestão é adotar no seu dia a dia atividades que o deixem feliz como, por exemplo, dançar, passear com os amigos, dançar, ler, descansar, viajar, enfim. Além do mais é necessário manter o foco naquilo que deseja conquistar e deve evitar ficar abalado por comentários alheios. O apoio da família e dos amigos também ajuda neste processo.

Pessoas-sorrindo-felizes

Algumas pessoas cometem atos compulsivos, portanto é recomendado analisar suas atitudes para não se arrepender mais tarde.

Você deve se afastar de pessoas que abalam sua autoestima e evidenciam apenas seus defeitos, pois isso faz com que o indivíduo se sinta inferior e incapaz de realizar qualquer função.

É recomendado consultar-se com um psicólogo para que os mesmo escute os seus problemas e possa ajudá-lo a superar seus medos e frustações.

Autoestima elevada

No vídeo abaixo você pode conferir algumas dicas para manter a sua autoestima elevada.