Home / Curiosidade / Como ocorre o efeito estufa

Como ocorre o efeito estufa

Nós seres humanos, os animais e as plantas precisam de calor para poder sobreviver. Do total de raios solares que atingem o planeta, 50% ou quase isso, fica retido na atmosfera, o restante chega à nossa superfície terrestre, aquecendo e irradiando calor.

Este processo que acabamos de explicar é chamado efeito estufa e é um evento natural do nosso planeta, porém ultimamente tem sido figurado como algo ruim, mas é um evento natural que favorece a vida neste planeta.

Isso porque o efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie, mas de acordo com estudos de pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX (vinte), a ação do homem está agravando este processo.

Isso está acontecendo através da maior emissão de gases na atmosfera, principalmente o C02 (dióxido de carbono), que é produzido através da queima de combustíveis fósseis, como os usados em veículos movidos à gasolina e óleo diesel.

Queimadas em florestas e lavouras após a colheita, também podem emitir esse gás, o que contribui mais ainda para o efeito estufa. Pois o crescimento da emissão destes gases vai para a atmosfera, fazendo com que a temperatura do nosso ar aumente, e isso comece a interferir em nossas vidas.

Principais mudanças

• Mudanças climáticas drásticas;
• Aumento da incidência de tempestades, furações e tornados;
• Perda de espécies da fauna e flora;
• Derretimento das calotas de gelo localizadas nos pólos, levando conseqüentemente uma elevação no nível dos oceanos.

A partir de então, já começaremos a falar sobre aquecimento global, que é outro assunto também muito importante, e depende do conhecimento do efeito estufa. Este é um assunto para outro momento…

Veja Também

VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DO LACRE DA BOLACHINHA

Depois que vemos fica óbvio, mas até então nunca me toquei que era pra isso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *