Como pagar o IPVA anualmente

3


Para pagar o IPVA 2013 é necessário esperar até o próximo ano.
Você pode pagar o IPVA 2013 nas Casas Lotéricas ou Agências Bancárias.

Pagar o IPVA é um imposto estadual cobrado de todos os donos e proprietários de veículos automotores como carros, motos e caminhões, onde o valor é cobrado anualmente.

De todo o valor que é arrecado ao pagar o IPVA de cada veículo cerca de 50% do valor é destinado ao governo estadual, o restante é encaminhado ao município no qual o veículo está registrado.

Anualmente os motoristas devem liquidar o imposto cobrado do IPVA que normalmente é enviado no início de cada ano, onde os valores variam de acordo com o ano de fabricação e modelo do veículo podendo assim o valor total ser parcelado.

No caso dos veículos que foram fabricados com mais de vinte anos dentro de estado de São Paulo ficam isentos das taxas do IPVA, sendo esta uma lei válida apenas para o estado de SP, por isso consulte o site do DETRAN ou o órgão caso seja se outro estado.

Como e onde pagar o IPVA 2013

No início do ano todos os proprietários de veículos automotores receberão em casa o papel com o valor que é cobrado no IPVA de acordo com os dados do veículo, assim ele deve ser pago dentro de 30 dias no máximo.

Para pagar o IPVA 2013, basta se dirigir a algumas das Casas Lotéricas de sua cidade ou então nas agências bancarias os quais são os locais que recebem este tipo de pagamento, que deve ser feito em dinheiro.

Caso o valor do seu IPVA seja alto, opte pelas parcelas que são totalmente sem juros facilitando assim o seu pagamento, evitando ficar com dívidas pendentes que podem causar problemas futuramente.

Tabela de vencimento IPVA 2013

Para que você possa estar atento ao prazo de pagamento do seu IPVA, abaixo seguem as tabelas de vencimentos do IPVA para veículos comuns e caminhões.

Tabela de carros e outros veículos

Valores do IPVA para carros e outros veículos.
Tabela de caminhões

Tabela de vencimento para caminhões.

Como pagar o IPVA atrasado

Se por algum motivo você não pagou o IPVA do ano anterior e ele esta em atraso, é importante liquidar esta dívida evitando que se acumule com outros anos o que vai ficando cada vez mais difícil.

Contudo, para que você possa pagar o seu IPVA em atraso, basta acessar o site da Secretária da Fazenda – IPVA e informar os dados que são solicitados para ter acesso a sua área e imprimir o boleto gratuitamente.

Antes de pagar os boletos após o vencimento, você deve analisar o local destinado a receber os valores atrasados já podem ser ou não nas agências bancárias.

Deixe uma resposta