Como pedir o seguro desemprego


Quando se trabalha com carteira assinada e é mandado embora é um direito seu receber o seguro desemprego, a não ser que você tenha sido mandado embora por justa causa.

Para que você obtenha este benefício é preciso que você tenha trabalhado no mínimo seis meses com carteira assinada, quando você fizer o requerimento do seguro desemprego o valor pago será entre R$465,00 e R$ 870,00. Este valor tudo vai depender do salário que você recebia.

Para que você possa requerer o seguro desemprego é preciso que você tenha sido mandado embora do seu emprego, você só poderá dar entrada no seguro desemprego até 120 dias corridos após a sua demissão.

Para dar entrada você precisará ir até o Ministério do Trabalho ou nos Postos Estaduais do Sine ( Sistema Nacional de Emprego) ou então em uma agência Caixa Econômica Federal.

Você precisará levar alguns documentos, que são eles:
– Comunicação de dispensa (via marrom)
– Requerimento de Seguro Desemprego (via verde)
– Termo de rescisão do contrato de trabalho devidamente quitado pelo empregador
– Carteira de trabalho
– Documento de identificação com foto
– CPF
– Cartão PIS ou cartão cidadão
– Três últimos holerites

Se você tiver acima de um ano de emprego será preciso fazer homologação com o juiz e um responsável da empresa, para conferir que todos os seus direitos foram marcados devidamente no papel.

Após dar a entrada no seguro desemprego você receberá a primeira parcela após 30 dias, tudo será devidamente explicado para você quando você der a entrada. Normalmente este seguro é recebido na Caixa Econômica Federal com o cartão cidadão você poderá sacar no caixa eletrônico.

Para quem trabalhou no mínimo seis meses e no máximo onze terá o direito á 3 parcelas, quatro parcelas para quem trabalhou de 12 á 23 meses e cinco parcelas para quem trabalhou a partir de 24 meses.

Lembre-se, se você estiver recebendo ainda o seguro e conseguir outro emprego onde você será registrado o seu seguro será cancelado automaticamente.