Como preparar uma festa de aniversário infantil

7


FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL
Uma festa de aniversário infantil deve ser bem planejada para evitar imprevistos.

Para preparar uma festa de aniversário infantil é necessário prestar atenção a diversos quesitos a fim de que a festa saia como o planejado. Considerando que o tipo de evento dependerá do quanto a pessoa deseja gastar ou quanto pode gastar.

A festa pode ser preparada por um Buffet ou então pelos próprios pais da criança. A segunda opção é a mais barata e pode ser feita com pouco dinheiro, uma opção vantajosa para aqueles pais que não podem gastar muito.

Ao longo do artigo disponibilizaremos diversas dicas para ajudar os pais a organizar o evento.

Festa de aniversário infantil passo a passo

FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL

Festa de aniversário infantil – Planejamento

O primeiro passo para realizar qualquer evento é fazer um planejamento. A organização deve começar com o máximo de antecedência possível, principalmente se for necessário fazer orçamentos e alugueis de espaço, mesas temáticas, contratação de animadores, fotógrafos, etc.

Festa de aniversário infantil – Tema da Festa

A definição do tema da festa é importante para começar a fazer os orçamentos. Lembre-se que a escolha do tema dependerá da idade, do gosto da criança e também do sexo (masculino ou feminino).

Caso a criança seja pequena, 1 ou 2 anos, os pais poderão escolher por ela. Porém, a partir dos 3 anos as crianças já tem suas preferências, por isso peça ajuda a ela, só tome o cuidado de verificar antes as possibilidades que existem no comércio.

Festa de aniversário infantil – Local, data e horário

A definição da data dependerá um pouco do local, mas procure fazer o evento no dia em que a criança nasceu ou então marcar a data da festa para o dia mais próximo possível do aniversário da criança.

Há uma grande variedade de locais para se fazer uma festa de aniversário infantil. Podem ser feitas festinhas na escola, em salões de festa e na própria casa. Caso opte pelos salões de festa é interessante contratar o serviço com antecedência.

O horário deverá ser escolhido com bastante cautela, pois poderá influenciar no cardápio. O que se serve para os convidados no horário de almoço é diferente do que se serve no fim de tarde.

Festa de aniversário infantil – Lista de convidados

A quantidade de pessoas convidadas para o aniversário irá influenciar de forma significativa no orçamento. Por isso é bom analisar com cautela que tipo de evento pretende fazer, uma pequena festa apenas para os mais íntimos ou um festão para chamar todos os conhecidos.

Festa de aniversário infantil – Comidas e bebidas

Para calcular a alimentação, além do número de convidados, também é preciso considerar se a comida será feita em casa, se será preparada no comércio ou se será contratado um Buffet que ofereça uma boa alimentação.

O mais barato é fazer em casa e o mais caro o Buffet, mas às vezes compensa.

Outra coisa que deve ser considerada é o horário da festa. Por exemplo, se for almoço ou jantar, há três possibilidades:

1 – Salgadinhos variados, em maior quantidade que o normal, já que se trata de um horário que as pessoas sentem mais fome;
2 – Salgadinhos de entrada, depois uma refeição. Normalmente, com alguma massa;
3 – Churrasco. Muitas pessoas preferem fazer um churrasquinho e chamar amigos e parentes para comemorar.

Geralmente, se a festa for a tarde são oferecidos salgados variados.

Festa de aniversário infantil – Animação e brincadeiras

O tipo de animação escolhida dependerá da idade da criança. Se a maioria das crianças forem de 1 ano de idade, é bom reservar um cantinho mais calmo para os bebês, com brinquedos que agradem esta faixa etária. Já as crianças mais velhas são mais fáceis de agradar, pois já têm autonomia e fazem amizade com facilidade.

Dicas de animação e brincadeiras

• Balão big para estourar contendo brinquedinhos dentro;
• Brinquedos (escorrega, pula-pula, jogos eletrônicos etc.);
• Caricaturista;
• Contador de histórias;
• Discoteca infantil;
• Escultura em balões;
• Mágicos;
• Malabaristas;
• Maquiagem;
• Monitores e recreadores especializados em jogos e brincadeiras;
• Oficina de artes e pintura;
• Palhaços;
• Personagens que fazem parte do tema da festa;
• Pintura artística;
• Show de fantoches;
• Tatuagens temporárias;
• Teatrinho;
• Videokê.

Veja mais informações sobre festa de aniversário infantil

Como fazer uma festa infantil
Buffet infantil como fazer
Como montar uma mesa de guloseimas
Docinhos para festa infantil



Deixe uma resposta