Como prevenir a hipertensão


Hoje 26 de abril de 2011 é o dia internacional de combate á hipertensão, doença que se agravar e causar grandes problemas de saúde como uma insuficiência cardíaca e até um Acidente Vascular Encefálico (AVE).

É estimado que cera de 20% da população brasileira sofra desse mal e muitos desses nem sabem que sofrem deste mal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015 cerca de 10 milhões de pessoas irão morrer por ano por causa destas doenças.

Com saúde não se brinca, e estas doenças são na maioria das vezes causadas por uma má alimentação e pouca prática de exercícios físicos, e apenas poucas pessoas adquirem a doença por hereditariedade.

Mas obesidade, diabetes, estresse, uso abusivo de sal e gordura, também podem ser os causadores da hipertensão arterial. A hipertensão é o aumento da pressão sangüínea nas nossas artérias.

Existem dois tipos de hipertensão, a primária e a secundária. A primária está associada á genética e a secundária é ocasionada por motivos específicos como gravidez, obesidade, excesso de sal, dentre outros fatores.

Vale lembrar que a hipertensão que era mais comum era a primária, mas já no ano de 2010 foi constatado que a hipertensão secundária estava sendo muito mais comum.

A hipertensão se desenvolve mais cedo nos homens, que podem apresentar hipertensão á partir dos 40 anos, porém as mulheres também poderão ter a hipertensão na gravidez, que acomete cerca de 10% das grávidas.

O estilo de vida e uma alimentação desregrada já estão fazendo com que 5% das crianças já sofram deste mal.

Por isso é muito importante cuidar da alimentação, sabendo que ela precisa ser rica em vitaminas e minerais, comer muita salada, legumes, frutas e fibras e deixar um pouco de lado o sal, óleo e carnes vermelhas principalmente as mais gordas.

Fazer atividade física constantemente e estar com o peso normalizado também irá ajudar muito na prevenção da hipertensão e assim fazer com que você sofra deste mal o mais tardar possível.