Como receber indenização por falta de energia

Como receber indenização por falta de energia
Você pode receber indenização por motivos de energia elétrica

Em São Paulo no dia 7 de junho de 2011, após uma chuva muito forte e vendaval, a empresa Eletropaulo foi alvo de muitas críticas.

Assim a empresa disponibilizou funcionários para procurar usuários que tenham sido atingidos pela interrupção do fornecimento, cerca de 80 colaboradores orientaram as pessoas em como solicitar o pedido de indenização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) não importa se a falta e energia foi por causa da chuva ou outros fatores, cabe á concessionária ressarcir o consumidor.

Esta é a resolução 360/09 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), por isso seja qual o motivo de falta de energia, os consumidores poderão ser indenizado por danos materiais e até mesmo danos não materiais.

Como receber indenização

Para ser indenizado você deve contatar a concessionária em até 90 dias a partir da data do dano. Quando você receber um pedido de reparo, depois disso a empresa tem 10 dias corridos para fazer a inspeção do aparelho danificado.

Se o produto for a geladeira, ou qualquer outro item de conservação de alimentos perecíveis ou de medicamentos, o prazo da visita é de apenas um dia útil.

Após a empresa fazer análise, esta deve informar em 15 dias se o seu pedido de reparo será aceito ou não. Assim se for aceito o pedido, dentro de 20 dias corridos você deverá ser ressarcido, isso contando após o dia da resposta da empresa.

Se o seu pedido não for aprovado, a empresa deverá apresentar as razões do porque não foi aprovado, ao informar o consumidor o direito de apelar á agência reguladora estadual conveniada ou a própria Aneel. Lembrando que o pedido deve ser feito por meio de carta, telefone ou pessoalmente, mas é importante que a comunicação seja formal, ou seja, tenha um número de protocolo para confirmar que você entrou em contato com a empresa.

Vale lembrar que os aparelhos que já estejam danificados, caso você contatar a concessionária por dano de um aparelho que já estava danificado, e a empresa comprovar que o produto já estava danificado, ela poderá negar o seu pedido.

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