Como saber se o nome está no Serasa

1


Sempre que vamos comprar alguma coisa no crediário, ou vamos usar o nosso nome em algum lugar que precise de comprovação de crédito, as lojas ou empresas consultam o Serasa, SPC ou SCPC para saber se estamos incluídos nesses órgãos, que são responsáveis pelo registro negativo das pessoas.

Caso seu nome esteja restrito, muitas empresas não efetuam a venda, pois acreditam que não seremos bons compradores. No entanto, caso você não saiba se seu nome consta no Serasa, é importante fazer uma consulta antes de sair comprando por aí. Ao longo do artigo disponibilizaremos algumas informações sobre como saber se seu nome está no Serasa.

Homem e mulher vendo contas

Consultar nome no Serasa

Para saber se seu nome está incluído no Serasa e quem é o responsável pelo registro negativo é necessário comparecer pessoalmente a uma central de atendimento do Serasa munido dos seguintes documentos: documento de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento com caráter oficial) e CPF.

Caso não possa ir pessoalmente e tiver que pedir para outra pessoa, a mesma deverá levar o seu documento de identidade e o CPF (da pessoa para a qual será pedida a certidão) e uma procuração com a assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para a realização da consulta de informações nos cadastros do Serasa.

Essa é a única forma de saber gratuitamente se seu nome está incluso no Serasa. As empresas que são vinculadas ao órgão pagam certa quantia para poder fazer a consulta através do telefone forma rápida. Cada vez que uma loja consulta um CPF, ela tem que pagar ao órgão que ela consultou um valor que pode variar, em média, de R$ 1,70 a R$ 15,00 dependendo do tipo de consulta (se mais simples ou mais completa).

Como tirar o nome do Serasa?

Pessoa mexendo com dinheiro

Para limpar seu nome é necessário pagar a dívida que você possui com a empresa que te incluiu no Serasa. Ao pagar a dívida, a empresa tem um determinado prazo de carência para retirar seu nome da restrição. Após esse período, você pode voltar a fazer suas compras normalmente, pois você não tem mais nenhum tipo de restrição perante o Serasa.

Deixe uma resposta