Como ter um bom relacionamento na empresa


A cada dia que passa é mais difícil conviver com as pessoas, pois não se sabe o que acontece, mas é mais difícil chamar a atenção dos colegas, ouvir e ser ouvido, opinar sobre determinada situação, dentre outras situações.

A vida anda muito agitada e as pessoas sobrecarregadas, por isso é estressante e assim a convivência se torna mais complicada. Mas é preciso muito jogo de cintura para que você não desconte nas pessoas os seus problemas da empresa e muito menos os seus problemas pessoais.

Um bom relacionamento dentro da empresa, pode até mesmo te ajudar a subir de cargo, mas é preciso ter uma tarefa diária para que você consiga ter um bom relacionamento dentro da empresa e ainda conseguir subir de cargo.

Antes de qualquer coisa entra o respeito, não importa se a pessoa está em um cargo mais baixo ou mais alto, você precisa respeitar ela. Não olhe para uma pessoa que está abaixo com ar de desprezo, isso é falta de respeito além de ser antiético, um dia ela poderá passar você em hierarquia e te tratar do mesmo jeito, com certeza você não irá gostar.

Sendo assim, fale com todos da empresa, mesmo que você não goste de determinada pessoa, um dia você poderá precisar dela, além disso, para que você evite um clima ruim é melhor que você a cumprimente, mesmo que não queira conversar.

Existem palavrinhas mágicas que são consideradas uma obrigação, como ‘Bom Dia’, ‘Obrigado’ e ‘Por Favor’. Por isso se alguém pedir uma ajuda á você e você puder fazer, porque dizer não, um dia poderá ser você. Mas se não puder ajudar, seja sincero e dê opções, como ficar depois do horário, ou deixar para o dia seguinte.

Não minta, a mentira tem perna curta e você poderá prejudicar alguém, além de prejudicar a sua imagem dentro da empresa. Isso vai evitar escândalos. Por falar em escândalos, nada de chamar a atenção de subordinados na frente de outras pessoas, chame-o na sua sala e lá você poderá conversar com tranqüilidade.

Escute mais as pessoas, não ache que somente você é o dono da razão, assim com estas pequenas regrinhas básicas você conseguirá um bom posicionamento dentro da empresa e ainda promoverá um bem estar para todas as pessoas.