
As estrias são caracterizadas pelo rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele. Elas afetam homens e mulheres em idade adulta ou durante a adolescência. Também podem aparecer durante a gestação.
Geralmente, as estrias aparecem em regiões do corpo como mamas, culotes, quadris, coxas e nádegas. Aproximadamente, 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez.
Atualmente, existem diversos tratamentos que visam amenizar as estrias, mas o ideal é preveni-las, devendo adotar uma vida mais saudável a fim de evitar seu aparecimento.
Causas da estria
As estrias podem ter diversas causas, tais como:
• Crescimento rápido;
• Efeito sanfona;
• Tempestade hormonal;
• Excesso de exercícios;
• Ressecamento da pele;
• Gravidez.
Como prevenir
Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir as estrias ou até mesmo amenizá-las, desde que os cremes possuam substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema é necessário repor as substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele.
Além da hidratação da pele, também é essencial manter todo o corpo hidratado, devendo consumir água e outros líquidos.
Tratamentos para diminuir as estrias
Dermoabrasão – neste tratamento é realizado um tipo de lixamento que, ao escoriar a pele, elimina uma parte da camada superficial da mesma. Estimulando um processo cicatricial na pele, ajudando na produção de colágeno e elastina.
Ácidos – o tratamento é realizado com a aplicação de cremes ou géis a base de ácido retinóico e outros agentes que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo.
Normalmente, os resultados começam a ser percebidos após um ano e deve ser interrompido caso a pessoa vá se expor ao sol.
Peeling – este tratamento é realizado com o auxilio de um aparelho italiano chamado Skin Lifting, que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio.
Esse tipo de tratamento elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. Resultando em uma regeneração celular, promovendo o surgimento de uma nova pele.