Como tirar segunda via do cpf

5


O Cadastro de Pessoas Físicas, mais conhecido como CPF, é o registro de todos os cidadãos brasileiros, emitido pela Receita Federal Brasileira, e vigora entre os documentos mais importantes dos cidadãos, pois é com ele que podemos colocar em nosso nome bens que possuímos  bem como tirar novos documentos, como Passaporte, carteira de Motoristas, e até mesmo fazer inscrição em cursos superiores.

Também é preciso lembrar que apenas com o CPF poderemos abrir contas em bancos, pedir cartões de crédito a abrir crediário em lojas, sem contar que, entre suas maiores funções, temos que destacar aquela para o qual o CPF foi pensado, que diz respeito a sua contribuição à Receita Federal, no caso, os impostos que todos nós devemos pagar.

Segunda via do CPF.

 

Significado dos dígitos do CPF

Os dois últimos números dígitos do CPF são de verificação para evitar erros na hora de digitação. O terceiro dígito, da direita para a esquerda, revela a unidade federativa predominante de casa pessoa física. Veja a lista com os significados dos dígitos:

– 0 Rio Grande do Sul.
– 1 Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
– 2 Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia.
– 3 Ceará, Maranhão e Piauí.
– 4 Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.
– 5 Bahia e Sergipe.
– 6 Minas Gerais.
– 7 Rio de Janeiro e Espírito Santo.
– 8 São Paulo.
– 9 Paraná e Santa Catarina.

Como consultar a situação cadastral do CPF

Se você deseja saber se existe alguma pendência em seu nome, que tenha deixado o seu CPF restrito, a consulta pode ser feita gratuitamente no site da Receita Federal, informando assim o número do seu CPF e depois os caracteres de segurança.

Depois de informar os dados você clica em “Consultar”, logo, será encaminhada a outra página, contendo outras informações, como seu nome e situação cadastral, caso não tenha nenhum tipo de pendência a sua situação será regular.

Dicas de como tirar o CPF

Acompanhar pedido de impressão do CPF

Se você solicitou o seu CPF e gostaria de acompanhar o seu pedido, saiba que esta consulta pode ser feita através da internet gratuitamente.

Acesse o site da Receita Federal – consulta andamento, informando assim o local de no qual você fez o pedido, ressaltando que você pode pedir seu CPF palas Agências dos Correios, agências do Banco do Brasil ou até mesmo na Caixa Econômica Federal. Depois é só colocar o número de atendimento, sua data de nascimento e a data da solicitação do documento, assim você pode consultar o andamento do seu CPF.

Como posso solicitar CPF pela internet

Se você não tem muito tempo disponível para comparecer as unidades físicas que encaminham os pedidos de CPF, acesse o site da Receita Federal – Inscrição de CPF e, preencha os campos com todos os seus dados.

Documentos para emitir o CPF

Para que você possa emitir o número do seu CPF é importante que vá as Delegacias de Polícia ou unidades do poupa temo levando os seguintes documentos:Segunda via do CPF online.

MAIORES DE 16 ANOS:

– Documento de identificação (RG).
– Titulo de eleitor se maior de 18 anos.

MENORES DE 16 ANOS:

– Documento de identificação (RG).
– Qualquer documento de identificação dos pais, curador, responsável ou tutor.
– No caso citado acima, um documento que comprove a tutela ou guarda do menor.

Segunda via do CPF

Para que você possa solicitar a segunda via do CPF é preciso que o preenchimento do cadastro seja online, e assim que estiver tudo pronto, é só esperar até que seu novo CPF seja entregue pelos correios. Vale ressaltar que é preciso saber o número do CPF para pedir a sgunda via, visto que este número é único e imutável. Ou seja, sempre será o mesmo.

Deixe uma resposta