Como tomar corretamente a pílula do dia seguinte

1


Pílula do dia seguinte e mulher.
A pílula do dia seguinte deve ser tomada em relações desprotegidas.

A pílula do dia seguinte é um medicamento que deve ser usado somente em caso de emergência, por ser um comprimido com altas dosagens de hormônio contidas em apenas duas pílulas.

O medicamento é indicado quando há relação sexual sem o uso de camisinha ou qualquer outro método contraceptivo ou até mesmo em casos em que o preservativo é rompido e a mulher não toma as pílulas anticoncepcionais corretamente.

A pílula do dia seguinte pode ser encontrada de duas formas, uma delas com um único comprimido ou então dois comprimidos onde um deles deve ser ingerido 12 horas após a primeira dose. Independente da pílula ela deve ser tomada no máximo 72 horas depois da relação já que quanto mais demorar menor será a eficácia.

O medicamento age antes que ocorra a fecundação (gravidez), pois se isso ainda não aconteceu o medicamento irá impedir que o espermatozóide se encontre com o óvulo, mas caso já tenha fecundado o medicamento irá causar uma descamação do útero impedindo a implantação do ovo já fecundado, mas caso o ovo já tenha sido implantado (iniciado a gravidez) o medicamento não terá efeito.

Mitos e verdades sobre a pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte causa efeitos colaterais?

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte.

Sim. Devido às altas doses de hormônios uma das alterações mais comuns é a alteração no ciclo menstrual ficando difícil calcular o período fértil além de sintomas como dores de cabeça, sensibilidade nos seios, vômitos, náuseas dentre outros.

Quais as contraindicações da pílula do dia seguinte?

O medicamento não é indicado para pessoas que sofrem com problemas hematológicos (do sangue), obesidade mórbida, hipertensão ou até mesmo problemas vasculares. Tudo isso devido a grande quantidade de hormônios contida na pílula que podem acabar causando coágulos de sangue.

Pílula do dia seguinte como tomar?

Como já foi mencionado acima o medicamento deve ser ingerido com urgência quando não houver o uso de pílulas anticoncepcionais diariamente ou se o preservativo se rompeu durante a relação sexual.

Eficácia da pílula do dia seguinte

– Quanto tomada nas primeiras 24 horas o risco de gravidez é de apenas 5%.
– Se tomada cerca de 48 horas depois o risco de gravidez sobe para 15%.
– Se a pílula do dia seguinte for tomada três dias depois o risco de gravidez sobe para 40%.

O medicamento pode ser encontrado com duas pílulas, onde uma deve ser tomada nas primeiras 24 horas e a outra 12 horas depois.

Mais informações sobre a pílula do dia seguinte


Contudo, se você tiver relações sem qualquer proteção é indicado que procure um médico para que ele possa lhe indicar o medicamento e também uma pílula anticoncepcional para ser usada regularmente evitando a gravidez indesejada.

Veja mais informações sobre a pílula do dia seguinte

Para que serve a pílula do dia seguinte

Método anticoncepcional de emergência 

Qual o melhor anticoncepcional 

Quanto custa a pílula do dia seguinte

Deixe uma resposta