Home / Destaque / Como trabalhar no Exterior Mude de Vida

Como trabalhar no Exterior Mude de Vida


Encontrar um emprego não é uma tarefa fácil, ainda mais em épocas de crise. Após tantas tentativas de encontrar uma vaga sem sucesso, é preciso pensar em mais alternativas. Um delas é trabalhar no exterior e mudar completamente de vida!

Todos os anos milhares de pessoas se despedem do Brasil para tentar a vida em outro país, seja Estados Unidos, China, Tailândia, Canadá ou qualquer outro. Se mudar de país e conseguir um emprego é o seu sonho, veja aqui como trabalhar no exterior:

Como conseguir emprego no exterior

O primeiro passo para conseguir trabalhar no exterior é saber falar um segundo idioma. Seja inglês, francês, espanhol ou outro. Isso dependerá do seu local de destino. Verifique se com a sua formação acadêmica é possível trabalhar fora. Alguns países não aceitam a qualificação brasileira e vice e versa. Em alguns lugares, há opção de validar o diploma no país desejado.

Mas se você quer mudar de vida e recomeçar do zero, pode tentar uma vaga no setor de serviços. Geralmente a maioria delas não é necessária formação acadêmica, apenas experiência profissional e/ou um porfólio.


Manter o seu currículo atualizado também é importante, assim como adequá-lo de acordo com as necessidades de cada país.

Emprego no exterior: onde procurar?

Você pode começar a procurar uma vaga antes mesmo de arrumar as malas. Há vários sites de emprego que disponibilizam vagas atualizadas. Basta procurar por um no país que você deseja morar. Outra opção é procurar por vagas no LinkedIn ou diretamente no site das empresas locais.

Dependendo da vaga e da empresa, é necessário passar por um rigoroso processo seletivo, o que pode demorar meses. Esteja preparado e seja paciente!

Documentos necessários

Mudar-se para o exterior para trabalhar exige alguns cuidados referentes à sua documentação, a começar pelo visto. Se você tiver e/ou conseguir a dupla cidadania, tudo ficará mais fácil! Pois com a cidadania você não precisa de visto para morar no país.


Mas senão tem dupla cidadania, comece já a providenciar o visto para trabalho! Ao arrumar um emprego ainda no Brasil, sua contratante irá enviar o contrato para você. Esse contrato será usado no processo para conseguir o visto.

Todo esse processo — conseguir um emprego no exterior ainda morando no Brasil e em seguida o visto —, poderá levar meses para ser concluído! Mas há uma solução que pode facilitar a sua vida: tire o visto de estudante e vá embora com a intenção de estudar. Chegando ao país desejado, você poderá estudar e trabalhar nas horas vagas.



O visto de estudante permite trabalhar por algumas horas semanais durante a sua permanência no país. No entanto, se a empresa realmente gostar de você e não quiser abrir mão da sua contratação, será uma forte aliada para renovar o seu visto.

Prepara-se para as diferenças culturais

Além do idioma, outras diferenças são nítidas no mercado de trabalho no exterior. Como por exemplo, as pessoas costumam ser mais diretas. Tudo é direto ao ponto, tanto os elogios quanto as críticas. Os processos de trabalho também são diferentes, portanto é uma ótima oportunidade de aprender maneiras novas de fazer as coisas que você já está habituado.

Veja Também

Curso Gratuito de Técnico em Enfermagem Pronatec

Se você deseja ingressar na área da saúde e está procurando um bom curso de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *