Como Usar O Novo Copo Menstrual

10


Você já ouviu falar do novo copo menstrual? É bem provável que ainda não, pois esse copo acaba de ser lançado no mercado. Trata-se de um objeto menos comum, porém muito mais ecológico.

Esse artefato é feito de silicone e quando inserido no canal vaginal tem a função de reter todo o fluxo sanguíneo que é expelido durante a menstruação.

Este item já é bem comum nos Estados Unidos, na Europa e no Canadá, e foi só recentemente que ele começou a ser vendido aqui no Brasil.

Forma correta de utilizar o Copo Menstrual

652901-copo-menstrual-como-funciona-02

O modo de colocar o artefato é semelhante à forma de colocar a camisinha feminina, assim, a mulher precisará dobrá-lo e depois apertá-lo firmemente com a abertura para cima, enquanto o introduz no interior da vagina levemente e com cuidado para não se machucar.

Quem já tem o costume de usar o absorvente interno não vai sentir muita diferença entre os objetos, quem ainda não uso vai sentir um pequeno desconforto que irá desaparecer logo.

Ação Do Copo Menstrual

O copo feito de silicone se prende dentro da vagina por conta do vácuo que fica sobre ela, desse modo o objeto retém por completo o fluxo menstrual sem causar nenhum incomodo ou vazamentos.

copinho

Remoção Do Copo Menstrual

Agora vamos a parte que nos interessa, como remover o copo de dentro da vagina? Bom, para isso será preciso puxá-lo delicadamente para fora pegando uma extremidade inferior do item com uma das mãos e com a outra mão, com a ponta do dedo, busca-se a borda do copo e com uma pressão, assim vácuo se desfaz e permite a retirada do objeto.

Manutenção Do Copo Menstrual

O indicado é que ele seja trocado a cada 8 horas, por motivo de higiene. É preciso eliminar a menstruação, lavar o copinho, limpar com lenço umedecido, para somente depois usar novamente.

Apesar da recomendação de troca a cada 8 horas, dependendo do fluxo menstrual da mulher é possível usar o copo menstrual por até 12 horas. Isso porque ele tem capacidade de 30 mililitros, e como as mulheres menstruam entre 50 e 100 mililitros, ele dura bastante tempo.

copo

Armazenamento Do Copo Menstrual

Depois do final do ciclo menstrual você deverá ferver o copo em água quente, secar bem e guardar em um local fresco e ventilado, mas sem exposição imediata com o meio.

O copo menstrual não é recomendado para virgens, adolescentes na primeira menstruação e mulheres no período pós-parto, por isso, consulte sua ginecologista antes de começar a usar.



Deixe uma resposta