Computadores importantes para a história

12

Com o avanço da tecnologia foram surgindo computadores cada vez mais modernos, mas devemos lembrar que os PCs nem sempre contaram com a tecnologia que tem hoje.

Os primeiros computadores eram extremamente rústicos e não tinham nem a metade da aparência que têm atualmente. Embora fossem bem diferentes dos computadores de hoje em dia, foram extremamente importantes para a história, pois permitiram a evolução da computação.

Abaixo você irá encontrar informações sobre alguns computadores que foram essenciais para que pudesse acontecer essa revolução tecnológica que podemos ver atualmente.

Veja também:

Primeiros computadores

1 – Xerox Alto Computadores

A empresa Xerox já era reconhecida no mercado com suas copiadoras, mas queria um mercado ainda maior. Por isso, desenvolveu o Xerox Alto, que seria um computador pessoal de penetração no mercado doméstico, mas devido seu alto custo acabou que nem mesmo foi lançado comercialmente.

2 – Apple 1

O Apple 1 é considerado o primeiro computador pessoal da história, pois é um dos primeiros a ser vendido como um kit montado (ao contrário do modelo citado anteriormente). Foram produzidos cerca de 200 computadores entre 1976 e 1977.

Embora o Apple 1 fosse uma versão mais moderna, ainda era necessário adicionar monitor, teclado e fonte de energia. Naquela época ainda era inexistente uma interface gráfica para o sistema operacional, que era o BASIC. Ele foi substituído pelo Apple 2, que contava com um pouco mais de potência e um design mais moderno.

3 – Atari 2600

Embora não tenha sido o primeiro vídeo game da história, foi o primeiro computador a alcançar índices incríveis de vendas. Ele tornou-se um verdadeiro símbolo da geração que cresceu na década de 1980. O vídeo game foi lançado em 1977 e entra na lista de computadores mais importantes da história por colaborar na popularização dos eletrônicos interativos.

4 – IBM PC

O IBM PC tinha um preço muito mais alto que os computadores da Apple, mas mesmo com a desvantagem econômica, conseguiu um alto índice de vendas, principalmente porque o modelo era bastante recomendado para a utilização em ambientes comerciais. Assim como seus concorrentes, contava com sistema operacional BASIC, mas em uma versão criada pela Microsoft.

5 – Commodore 64

O Commodore 64 é considerado um dos primeiros vídeo games da história, pois conta com uma grande quantidade de softwares compatíveis. Seu sistema operacional era o GEOS 8-bits, que contava com uma interface gráfica bem simples, a qual colaborou para o sucesso do Commodore 64 no mercado. Segundo informações, foram vendidos cerca de 20 milhões de computadores deste modelo em todo o mundo.

6 – Apple Lisa

Com o sucesso dos computadores da Apple a empresa decidiu lançar o Lisa, que recebeu esse nome em homenagem à filha de Steve Jobs. Muito mais caro que as versões anteriores, contava com processador de 5 MHz e foi o primeiro computador pessoal a apresentar interface gráfica interativa e mouse.

Como assistir Netflix na TV?

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui