Consultar a restituição do Imposto de Renda

11
Consulte a restituição do IR
Segundo lote da restituição do IR está liberado.

Este lote aberto hoje, terça-feira 10 de julho, pagará cerca de R$2,6 bilhões a 2,46 milhões de contribuintes. Estas restituições são relativas à segunda restituição do IR (Imposto de Renda) de 2012 e aos lotes residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008.As consultas da restituição do ano base 2011 segundo lote já estão abertas. Este é o maior lote da história da receita segundo o Fisco, englobando valores dos anos anteriores.

O que é restituição

É um procedimento administrativo onde o contribuinte é ressarcido pela Receita Federal, por motivos de valores recolhidos indevidamente a Previdência Social ou outras entidades de fundos. Este é um direito dos que comprovem o recolhimento ou o pagamento do valor a ser requerido.

Erros no site da Receita

Na manhã de hoje os contribuintes não estavam conseguindo fazer as consultas, pois logo após inserir o CPF e o código pedido aparecia um aviso de erro. Algumas pessoas estão tento dificuldade até mesmo de acessar a página do Fisco para fazer a consulta.

Isso acontece porque a demanda é muito grande, são milhões de pessoas tentando consultar ao mesmo tempo, porém Joaquim Adir, da Receita Federal, afirmou que eles estão tomando providências para que o erro seja corrigido e as pessoas possam fazer as suas consultas.

Consultar Restituição

Para que a consulta seja feira é preciso que você entre no site da Receita Federal, lembrando que algumas pessoas não estão conseguindo acessar. Por isso pelo telefone 146 você também poderá fazer a sua consulta. Será possível sacar o valor da restituição a partir da próxima segunda-feira (16) de julho.

Calendário de pagamento

1º lote= 15 de junho de 2012
2º lote= 16 de julho de 2012
3º lote= 15 de agosto de 2012
4º lote= 17 de setembro de 2012
5º lote= 15 de outubro de 2012
6º lote= 16 de novembro de 2012
7º lote= 17 de dezembro de 2012

Como você pode ver o calendário de pagamento está sendo cumprido, fique atento com os lotes para que você não perca a chance de receber a restituição.

Como receber a restituição

Para receber a restituição será preciso que você faça um requerimento, por meio do PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Ressarcimento e da Declaração de Compensação) ou na impossibilidade, o pedido deverá ser formalizado mediante a apresentação do formulário Pedido de Restituição de Valores Indevidos Relativos à Contribuição Previdenciária.

Os documentos necessários para a restituição e o formulário de Pedido de Restituição, você poderá encontrar também no site da Receita Federal.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui