Coronavírus: o que se sabe e quais são os sintomas

8

Entenda o porquê a medicina tem se preocupado com esse vírus e o que já se sabe sobre essa nova epidemia chinesa. Coronavírus: o que se sabe e quais são os sintomas.

Para quem não está ciente do que tem acontecido mundo a fora, deixa que eu explicarei certinho sobre esse vírus que surgiu na china e tem preocupado as pessoas e a medicina mundo a fora.

Coronavírus

Apesar de estar novamente na boca do povo, o coronavírus é uma grande família viral conhecida desde os anos 1960, capazes de causar infecções respiratórias em humanos e animais.

Apesar do coronavirus vir surgindo a algum tempo atrás, ao que se sabe ela tornou a aparecer, no entanto mais forte e a com transmissão ainda mais facilitada, pois a china é o país mais populoso e basicamente, para a doença se alastrar não é algo tão difícil.   

Vitimas do vírus

No entanto, ao que se sabe até agora, é que mais de 100 pessoas já morreram em decorrência ao vírus e outros milhares que estão infectadas. Por fim, pelo balanço realizado agora, o coronavírus ultrapassa de 4 mil casos registrados.

Além da China, outros países como os Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, já receberam a variante do vírus e por esse motivo o caso tem aumentado a cada hora e dia que passa.

Contudo, no Brasil aparentemente 3 casos ainda estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde.

Você pode estar acompanhando em tempo real, como tem se alastrado a doença acessando aqui >> Coronavírus em tempo real

O 2019-nCoV, denominado oficialmente, foi descoberto no final do ano passado, especificamente em dezembro de 2019, quando surgiu o primeiro caso em Wuhan, província de Hubei, na China.

Entretanto, os primeiros casos de pessoas infectadas levaram os especialistas a deduzirem que a doença estava fortemente ligada ao comercio de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa.

No entanto, mais tarde foi possível ver que um determinado número de pacientes infectados não teve contato com o mercado de animais. O que possibilitou o conhecimento que o vírus era transmitido de pessoas para pessoa.

Por fim, o coronavírus pode causar desde um resfriado comum, até mesmo problemas sérios respiratórios que levam uma pessoa a morte em pouco tempo, dependendo de sua intensidade.

Perguntas frequentes sobre o coronavírus

Veja abaixo algumas perguntas feitas a respeito do vírus:

O que o novo coronavírus?

Essa família de vírus é conhecida desde muito tempo, isso porque em 2003 houve uma epidemia na China que causava sérios problemas respiratórios nas pessoas.

No entanto, com o passar do tempo e aumento da tecnologia, foi possível ver algumas mudanças no vírus o que denominaram como o Novo Coronavírus, simplesmente por ser uma variante daquilo que já tínhamos ciência.

Potencial de contaminação é grande?

Todos os tipos de vírus transmitidos pelo ar, podem se tornar um grande problema em questão ao seu potencial de contaminação.

Por exemplo, ao espirrar uma pessoa pode transmitir o vírus a inúmeras pessoas, apenas com a gotículas espalhadas pelo ar.

Pode acontecer a transmissão de outra forma?

Sim. Portanto, para ser contaminado, basta apenas uma pessoa infectada espirrar em sua mão e passar por exemplo em uma maçaneta, a próxima pessoa que passar a mão lá, também se contaminará com o vírus.

Quais são os primeiros sintomas?

  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Dor de garganta
  • Febre

Esse vírus causas sintomas semelhantes a um resfriado, gripe, virose. No entanto, os sintomas tendem a evoluir e se tornar até mesmo casos de insuficiência respiratória aguda.

Há outro sintoma do coronavírus que torna mais fácil de identificar?

Não. É muito difícil saber se o problema respiratório é ou não uma simples gripe, isso por que os sintomas são muito semelhantes e não há nada que o diferem.

A confirmação do coronavírus acontece apenas coletando o painel viral do paciente e analisando.

Quanto tempo o vírus demora a parecer depois de ser infectado?

Cerca de duas semanas após ser infectado, já começam a aparecer os sintomas. O período de incubação é de 14 dias.

Por fim, essas foram algumas perguntas recorrentes das pessoas a respeito do vírus.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui