Corpo inchado o que pode ser?


O inchaço no corpo é bem mais comum nas mulheres, devido ao hormônio que todas elas produzem, ela traz um desconforto físico e psicológico, porque diminui a nossa mobilidade fazendo com tudo o que formos fazer fique mais lento e mais desconfortável.

Os inchaços se instalam principalmente nos pés, pernas e mãos, mas podem ser encontrados na barriga, costa e até mesmo na coxa.

As causas podem ser variadas, mas elas são por retenção de líquido no corpo, onde as suas causas poderão ser por:

• Problemas nos rins;
• Problemas nas articulações, sendo indício de reumatismo;
• Nas pernas acontece com mais freqüência por causa da gravidez;
• Na região abdominal poderá ser por alguns medicamentos ou prisão de ventre e até mesmo gases.

Algumas mulheres podem achar que estão inchadas por causa do anticoncepcional, de acordo com o Ginecologista Nilson de Melo a progesterona, um hormônio responsável por preparar o útero para receber o óvulo, estimula as glândulas mamárias e também pode ajudar na retenção de líquido no corpo da mulher.

Porém os anticoncepcionais com baixa dosagem de hormônio podem ser descartados como os causadores do inchaço, além disso, existem algumas pílulas que causam exatamente o oposto, provocam a perda por conterem hormônios diuréticos.

O melhor a se fazer sempre será consultar um médico para que este possa diagnosticar a causa do inchaço, para que assim este possa ser tratado com antecedência evitando assim maiores problemas. Isso porque ele também poderá indicar a você alimentos que possam ajudar a não inchar, ou então diminuir este inchaço.

Observe se você não está exagerando no sal, carne derivada de porco e processados, estes podem causar a retenção de líquido, já o feijão, frutas, refrigerante e frituras podem ser os causadores de gases que podem também promover o inchaço.

Para que se possa dar um fim a este inchaço é preciso saber quem está sendo o causador do mesmo, mas muitos homens e mulheres estão optando por drenagem linfática, que ajuda o corpo a fazer o retorno venoso e ainda eliminar as toxinas do corpo.

Uma boa alimentação e ainda atividade física, poderá fazer com que este inchaço seja diminuído, dependendo da gravidade do seu caso, será necessário a ingestão de alguns medicamentos, como os diuréticos, que eliminam os líquidos que estão retidos no nosso corpo.

Por isso vá até um médico e faça os exames, lembrando que a obesidade pode contribuir muito para o inchaço no corpo.