Cuidados com o gás de cozinha


A provável causa do acidente que aconteceu no Rio de Janeiro foi o vazamento de gás, deixou três pessoas feridas, por isso é preciso que você tome cuidado e aprenda a verificar se o gás que você compra está em condições adequadas para ficar em sua casa.

Existem muitas empresas clandestinas que não fazem corretamente os procedimentos de segurança, por isso é importante que você verifique o lacre que deve estar no rótulo e no corpo do Botijão, assim verifique se o nome da empresa é o mesmo.

Quando chegar o Botijão em sua casa, verifique se há vazamento de gás, para isso coloque algo espumante, como uma esponja com sabão ou algumas gotinhas de água, assim se borbulhar, significa que há vazamento naquele Botijão.

Verifique também se este Botijão está com corrosões e ferrugem, se estiver com este ferrugem ou então vazando gás, devolva imediatamente.

Assim ter um Botijão dentro de casa, evite que este fique dentro da sua casa, prefira que ele fique no quintal, o ideal seria fazer uma casinha onde ele ficasse protegido e chuva e sujeito, para que assim a sujeira não prejudique a válvula.

Dicas importantes para o nosso dia a dia 
Tipos de aquecedores de água
Aquecedores de ambiente 

Além disso, ter ventilação no local onde ele fica é muito importante, pois caso vaze um pouco de gás este não terá tantos riscos de explodir. Outra coisa importante é deixão o seu Botijão, tanto o em uso como o de reserva, longe de sol e umidade.

Com relação ao seu fogão, não deixe ele em locais que passem muita corrente de ar, além de retardar o cozimento dos alimentos, você gasta mais gás e ainda corre o risco do fogo apagar e vazar gás sem que você perceba. Por isso sempre que desligar o fogo, certifique-se de que este foi desligado corretamente.

Em comércios que se usa botijões maiores, como de 45 e 90 kg, por exemplo, será preciso que o Corpo de Bombeiros esteja verificando se o local de armazenamento deles está correto.

Gás não é brincadeira, por isso todo cuidado é pouco, sendo assim, conheça bem a empresa onde você está pedindo o gás para garantir a segurança dentro da sua casa.