Curiosidades sobre o esqueleto humano

52


Foto do esqueleto humano.
Curiosidades interessantes sobre o corpo humano.

O esqueleto humano tem a sua função principal de proteger alguns órgãos vitais como o cérebro, por exemplo, onde é envolto pelo crânio e também o coração e os pulmões que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.

O tamanho dos ossos do esqueleto humano varia de acordo com o formato sendo que o maior deles é o fêmur localizado na coxa e o menor é o estribo aquele no qual fica dentro de ouvido médio, no qual os ossos se rendem aos músculos por através dos tendões.

O esqueleto humano feminino é diferente do masculino, como a pélvis que o formato acaba favorecendo a saída do bebê do útero da mãe nos casos de gestação, além de ossos também fazem parte do esqueleto humano as cartilagens, tendões e ligamentos.

Tipos de osso do esqueleto humano

Para que você possa entender melhor sobre o esqueleto, abaixo seguem alguns dos tipos de ossos que temos no corpo.

Ossos irregulares – não possui equivalência em suas dimensões, exemplo de vértebras, sacro e outros.

Ossos laminares – possui o comprimento e a largura maior que a espessura, exemplo da escápula, costela e outros.

Ossos longos – o comprimento é predominante sobre a largura e a espessura, onde as extremidades são chamadas de epífises proximais que são mais próximas do cíngulo e distal no qual o corpo do osso é chamado de diáfise, exemplo do fêmur, ulna, tíbia e rádio.

Ossos sesamóides – todos os ossos que se desenvolvem no interior de alguns tendões, exemplo a paleta.

Esqueleto humano – curiosidades

Há muitas coisas e assuntos que não sabemos sobre o nosso próprio corpo, pois as curiosidades são diversas. Abaixo seguem algumas coisas interessantes sobre o corpo humano que pode te ajudar a entender melhor.

– O esqueleto humano adulto é formado por cerca de 206 ossos no total, sendo eles: 26 no crânio, 41 no rosto e seis nos ouvidos além das mãos que possuem 27 ossos e os pés 26.

– O esqueleto de um adulto pesa em média 17 quilos, contendo 1 quilo de cálcio onde 75% são formados de água.

– No interior dos ossos longos tem uma substância macia chamada medula óssea, na qual é ligada com o aparelhe circulatório reproduzindo assim os glóbulos vermelhos e brancos.

– Um pedaço de osso pode suportar cerca de nove toneladas sem que seja rompido.

– Os ossos do esqueleto humano já estão presentes desde a primeira semana de vida ainda no útero, os quais se formam completamente aos 25 anos de idade onde ocorre uma parada na adolescência quando se iniciam os hormônios da puberdade.

– O maior osso do corpo humano é o fêmur, que pode medir cerca de 50 centímetros em uma pessoa com estatura de 1,83 metros.

– O menor osso é o estribo do ouvido, no qual mede cerca de 2,6 a 3,5 milímetros.

Foto de esqueleto humano com o nome de todos os ossos

(Clique na imagem para ampliar)

Foto do esqueleto humano completo.

 Vídeo com mais curiosidades do corpo humano



Deixe uma resposta