CURIOSIDADES SOBRE O SUOR

7


Muita gente pensa que ao praticar atividades físicas, o suor é resultado da quantidade de calorias queimadas. E tenho toda certeza que você já ouviu alguém dizer que iria fazer sauna para perder peso. Mas, não é. Existem curiosidades sobre o suor que acabam com todos esses mitos.

O suor é o produto do sistema termorregulador. Ele ajuda a mantar a temperatura ideal do corpo (37 graus), ao longo do período de esforço físico ou temperaturas muito quentes e assim, não se entra em hipertermia (quando a temperatura do corpo atinge 42 graus). E o processo de eliminação do suor é feito pelas glândulas sudoríparas, presentes em áreas como axila, virilha, mãos e pés. E é por isso, que depois de suar se sente sede, o organismo pede a reposição desse líquido perdido.

CURIOSIDADES SOBRE O SUOR

Já parou para pensar, que junto com o suor o rosco costuma a ficar vermelho depois do treino? É porque o fluxo sanguíneo é desviado para as extremidades do corpo, assim não se corre o risco de superaquecer os órgãos internos.

Se você já sentiu o gosto do suor, percebeu que é salgado. Isso é porque é composto de cloreto de sódio em solução.  E algumas doenças podem ser diagnosticadas por exames que calculam a taxa de sódio do suor eliminado pela pessoa.

Algumas pessoas suam mais do que outras e em diferentes situações. As glândulas são controladas pelo sistema nervoso central, essa é a razão pela qual também se transpira em situações de medo ou ansiedade.

Ainda sobre perder caloria, não é recomendado se pesar depois de treinar. Seu corpo estará mais leve por seu organismo ter eliminado muito líquido. Seu peso real deve ser calculado quando você acorda, após ir ao banheiro pela manhã.

 Curiosidades Sobre o Suor

  • O suor é uma espécie de antibiótico

O suor ajuda a espantar infecções e bactérias.

  • Nem todo mundo sua igual

Os homens soam duas vezes mais que as mulheres.

  • Os hipopótamos suam vermelho
  • Vegetarianos têm um suor mais atraente
  • O suor é uma assinatura
  • O cecê vem de dois lugares

Agora, já sabemos que suar não tem relação com a perca de caloria. Claro que atividades físicas resultam em uma transpiração maior. Mas, não se prenda a esse fato se quiser queimar calorias.



Deixe uma resposta