Cursos disponíveis para jovens aprendiz (Grátis)

177


Fazer parte do programa jovem aprendiz poderá te proporcionar uma experiência muito valiosa para você que tem idade entre 14 e 24 anos, e pretende obter uma boa experiência para o futuro no mercado de trabalho. Caso você já participe do programa jovem aprendiz, é  interessante ficar sempre atento , pois de vez enquanto são oferecidos novos cursos gratuitos para esta modalidade, com o objetivo de aprimorar os seus conhecimentos e profissionalmente.

Veja também:

Vagas de emprego no McDonald’s

Vagas de emprego no Atacadão abertas para 2020

Vagas abertas para operador de pedágio

Inscreva-se nas vagas de emprego Carrefour

O programa jovem aprendiz foi criado pelo governo Federal com a ideia de fazer com que as empresas que possuem mais de 50 funcionários, preenchem seu quadro de 5% a 15% com jovens aprendizes. A criação desse programa, foi responsável por criar milhares de oportunidade para muitos jovens brasileiros que necessitavam, que com isso poderão conseguir a sua primeira experiência no mercado do trabalho. No ano de 2019, o Brasil já contava com cerca de 6,5 milhões de jovens com oportunidades inclusos no programa jovem aprendiz legal.

A participação em um programa de jovem aprendiz, pode acarretar em uma motivação maior par centenas de jovens que estam a procura de trabalho, Após a primeira experiência no mercado de trabalho, sabendo que no Brasil são altos os índices de desemprego. O país está passando por uma crise difícil econômica nos últimos anos, e isso vem fazendo com que aumente cada vez mais o índice de desemprego. É de muito importante que os jovens estejam sempre procurando por cursos gratuitos, para com isso aumentar a sua profissionalização, e consequência disso, aumentará suas chances de conseguir um emprego e ter mais destaque dentro do mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai ver muitas informações que farão com que você aprenda mais sobre o programa jovem aprendiz. E verá como você fazer para conseguir fazer cursos gratuitos para jovem aprendiz.

Sobre o programa jovem aprendiz

O programa jovem aprendiz foi implantado pela lei federal 10.097/2000 que determinou que jovens de 14 a 24 anos tivessem a oportunidade de começar a trabalhar de carteira assinada, a única condição para isso é que sejam matriculados em algum curso de aprendizagem.

O programa jovem aprendiz tem como objetivo oferecer oportunidades de emprego para os jovens brasileiros, porém também é importante lembrar que é preciso permanecer nos estudos, tendo em vista que é uma das prioridades que são exigidas pelas empresas e pela lei que regulamenta o programa. No programa jovem aprendiz o jovem tem a possibilidade de trabalhar na empresa e fazer um curso de capacitação em dois dias durante a semana, o deve ser pago obrigatoriamente pela empresa. 

Geralmente, o curso tem um ligação direta com a área em que o jovem está trabalhando, com objetivo de melhorar seus aprendizados com o  estudo, sendo que estará praticando em seu trabalho, e com isso a empresa estará formando profissionais capacitados para contribuírem no seu crescimento. O jovem aprendiz pode exercer a carga horária máxima de 6 horas por dia e o  horário de trabalho deve ser oposto a o que ele estuda.

5 cursos gratuitos

Se você já está trabalhando como jovem aprendiz em alguma empresa, fica muito mais fácil para você conseguir fazer um curso grátis. É muito importante que você busque fazer cursos que com eles você consiga obter destaque no seu trabalho atual e potencializar as suas chances de ser contratado em definitivo após o período no curso, pois você estará mais capacitado, e consequentemente apto a exercer um cargo mais avançado dentro da empresa.

O programa jovem aprendiz legal trabalha com a possibilidade do jovem poder realizar 12 cursos. A seguir, vamos te mostrar quais são os cinco cursos que são mais procurados e concorridos, e eles podem te proporcionar maiores chances de conseguir um contrato de emprego após participar do programa. Para ter destaque no ambiente do trabalho e aumentar suas chance de ser contratado, é interessante que você realize cursos como:

  • Varejo;
  • Auxiliar de produção industrial;
  • Serviços bancários;
  • Comércio;
  • Logística.

Outra dica muito importante para você é você deve pesquisar quais cursos são oferecidos pelo Senac no programa jovem aprendiz.

Qual o salário e como fazer para ser um jovem aprendiz?

Hoje estão disponíveis diversos lugares onde você pode realizar sua inscrição para participar do programa jovem aprendiz, que geralmente após a inscrição o candidato deve passar por um processo de seleção que tem funcionamento parecido com de um trabalho convencional, sendo que será preciso cadastrar o seu currículo e ficar sempre atento às vagas que são eventualmente oferecidas pelas empresas.

Você também pode conseguir uma vaga de jovem aprendiz através do CIEE, este realiza o encaminhamento dos candidatos para as empresas que possuem vagas abertas para jovens aprendizes. Para isso você precisa fazer  seu cadastro na plataforma do CIEE e aguardar o contato que eles farão com você posteriormente, te convocando para realizar a análise de seu perfil, como também das vagas de aprendiz nas quais mais se encaixa no seu perfil. Você também pode acessar o programa através do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia ou ainda pelo Super Estágio.



Deixe uma resposta