Déficit de atenção o que é e como identificar


Pai e mãe sempre estão preocupados com os seus filhos, seja com saúde ou como estão indo na escola. O déficit de atenção é um problema que poucos pais percebem logo no início, por isso iremos explicar o que é e como identificar.

As crianças são sempre super ativas, por isso é de se estranhar quando ela não consegue fixar a sua atenção na televisão, na história em quadrinhos que você lê e muito menos na escola.

Hoje este problema tem afetado diversas crianças, por isso é muito importante que os pais saibam como reagir, pois não deve brigar com a criança porque isso é um problema, na verdade uma deficiência, que ocorre no córtex cerebral, fazendo com que acriança não consiga fixar a sua atenção em nada, por mais agradável que esta atividade esteja.

Este deficiência chama-se Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), tem sintomas parecidos com as crianças Hiperativas, isso porque como a criança não consegue prender a atenção em nada, ela acaba se tornando hiperativa.

Em alguns casos os pais já percebem este problema na faixa de 1 ano de idade, mas na maioria dos casos é quando a criança começa a fase escolar é que ela mostra mais esta deficiência, pois a quantidade de atividades que ela tem que desenvolver é maior.

Existem sim tratamentos, e se este não for feito na época certa a criança pode não ter bom desenvolvimento na escola, e isso com certeza irá prejudicar a sua adolescência e até mesmo a fase adulta. Então confira alguns sintomas abaixo e verifique se o seu filho ou filha não apresenta alguns destes sinais.

– Deixa de prestar atenção com facilidade na televisão, na conversa com os pais ou coleguinhas, em jogos e outras coisas que eles façam;
– Não consegue fazer atividades recreativas;
– Não termina os seus deveres escolares;
– Não conclui as suas tarefas de casa sem erro, sendo que quase sempre deixam partes para traz;
– Não gosta de atividades que envolva raciocínio;
-Freqüentemente perde papéis importantes para suas tarefas de casa;

Estes são alguns sintomas, por isso não deixe de observar o seu pequeno, pois esta deficiência em fixar a atenção pode fazer com que ele tenha um desenvolvimento intelectual, psicológico e pedagógico prejudicado, e isso pode fazer com que ele sofra preconceitos e ainda sofra na fase adulta.

Então se ele estiver com estes sintomas é interessante que você procure um médico, podendo ser um neurologista, onde o tratamento será feito com alguns medicamentos e ainda com o acompanhamento de um psicólogo.