Dia Nacional de Combate ao Fumo

1


DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Parar de fumar melhora a qualidade de vida das pessoas.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado no dia 29 de agosto. A comemoração reacende discussões sobre a regulamentação da Lei Antifumo, a qual proíbe a prática em lugares fechados e também atenta sobre a necessidade de conscientização das pessoas quanto às doenças relacionadas ao tabaco.

Além de causar sérios danos à saúde (como doenças cardiovasculares, diferentes tipos de câncer, doenças respiratórias, doenças relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há outros inúmeros fatores que afetam o meio ambiente e a sociedade como um todo: uso de agrotóxicos, agricultores doentes, desmatamento, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

Ao longo do artigo explicaremos um pouco mais sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo e sobre a importância de parar de fumar.

Criação do Dia Nacional de Combate ao Fumo

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, comemorado em 29 de agosto. A instituição desta data tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, econômicos, políticos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

Em nosso país, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Tal programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população, o qual estimula a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis por meio de ações que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco no Brasil.

Deixe de fumar

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

O tabagismo causa uma série de problemas às pessoas que fumam e também para as que convivem com elas, as quais se tornam fumantes passivos. Embora seja difícil parar de fumar, vale a pena se esforçar a fim de conseguir ter uma vida mais saudável e também proporcionar aos outros a oportunidade de poder respirar um ar mais limpo.

O que pode acontecer de bom ao parar de fumar

Pessoas que param de fumar apresentam um menor risco de:

• Adoecer de câncer de pulmão;
• Sofrer de infarto;
• Sofrer derrame cerebral;
• Sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Aproveite a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo e pare de fumar para poder ter uma vida melhor longe do cigarro.

Veja mais informações sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Saiba como parar de fumar
Dicas que ajudam a parar de fumar
Razões para parar de fumar

Deixe uma resposta