
Classificamos como diarreia uma condição na qual a pessoa tem suas fezes aquosas e ainda sente vontade frequente de evacuar. Uma pessoa com diarreia costuma evacuar mais de três vezes por dia.
Diarreia aguda é um problema bastante corriqueiro, que geralmente dura um ou dois dias e vai embora sem tratamento especial. Já a diarreia prolongada normalmente dura mais que dois dias e pode ser sinal de um problema mais sério, como uma doença crônica.
Lembrando que além de extremamente desconfortável, o problema ainda pode causar desidratação. Pessoas de todas as idades podem desenvolver esse quadro, onde a desidratação é muito perigosa em crianças e idosos, a qual deve ser tratada a fim de evitar problemas mais sérios.
Sintomas
O problema pode vir acompanhado de dor abdominal, cólica, náusea, sensação de estômago cheio ou necessidade urgente de ir ao banheiro. Dependendo da causa, a pessoa ainda pode ter sangue nas fezes e febre.
Causas da diarreia
Geralmente, a diarreia aguda é relacionada à infecção bacteriana, viral ou parasítica. Já a diarreia crônica, pode estar associada a desordens como doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável.
Entre as causas da diarreia podemos incluir:
• Reação a medicamentos;
• Doenças intestinais;
• Intolerância alimentar;
• Desordens funcionais do intestino;
• Infecções virais;
• Infecções bacterianas;
• Parasitas.
Quando consultar o médico em casos de diarreia?
Geralmente, a desordem não causa problemas mais sérios, mas pode se tornar extremamente perigosa ao sinal de algumas complicações.
Deve-se procurar orientação médica caso esteja com alguns dos sintomas mencionados a seguir: diarreia por mais de 3 dias, febre de mais de 38 graus, fezes negras, dor forte no abdômen ou reto, sinais de desidratação e sangue nas fezes.
Tratamento
Normalmente, o único tratamento necessário nesses casos é a reposição de fluídos para prevenir a desidratação. Medicamentos para interromper o processo podem ajudar, mas não são recomendados para pessoas cuja diarreia é ocasionada por infecção bacteriana ou parasita.
Alimentação para pessoas com diarreia
Até que o problema seja solucionado, é necessário que a pessoa evite cafeína, alimentos ricos em fibra, laticínios e doces, pois esses alimentos tendem a piorar o quadro.