Dicas de alimentos para grávidas


Após descobrir que está grávida, são muitas as mudanças que acontecerão na vida da nova mãe, as mudanças são no corpo e sociais também.

Apesar de tudo isso, é preciso que você cuide da sua saúde para que ela seja forte e passe muitos nutrientes para que o seu filho nasça com saúde e pronto para enfrentar o que vier pela frente.

Na gravidez não é aconselhável que a mãe engorde muito, isso não será saudável para ela e nem para o bebê, por isso o correto é controlar a ansiedade e fazer uma alimentação saudável e balanceada.

Não acredite naquela frase “Agora você precisa comer por dois” isso não é verdade, você realmente precisa comer um pouco mais, mas não por dois. Você vai sentir mais fome, porque está gastando mais energia para se locomover e fornecer calor para o bebê.

Por isso é preciso que você não exagere, coma mais frutas como banana, mamão, abacate, que sustentam, os sucos e vitaminas também são bem vindos, assim você conseguirá comer coisas saudáveis e que não fazem mal á sua saúde fazendo com que você engorde exageradamente.

Para que você veja se está no peso correto, basta que você faça o cálculo do IMC (índice de massa corpórea) da grávida é muito fácil e vai mostrar se você precisa tomar cuidado ou se está tudo bem, lembrando que o excesso de peso na gravidez pode dificultar a recuperação e ainda causar uma diabetes gestacional. Você deve engordar durante a gestação de 9 á 12 quilos.

Coma mais vezes ao dia e lembre-se que tudo o que você come, vai para o seu bebê, por isso coma mais proteínas, vitaminas e sais minerais, que são nutrientes encontrados nas carnes vermelhas magras, carne de frango, peixe, verduras, legumes e frutas.

Durante a gestação o funcionamento do intestino fica prejudicado, principalmente no final da gestação, por isso a ingestão de fibras é muito importante. Junto á tudo isso pratique atividades físicas para gestantes, que são atividades mais leves, que ajudam no alongamento e fortalecimento dos músculos, além do relaxamento e alívio dos desconfortos.