Dicas de alimentos ricos em carboidratos que não engordam

1


ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS
Os carboidratos possuem um papel extremamente importante para o organismo.

Os alimentos ricos em carboidratos na maioria das vezes contribuem para o aumento de peso, no entanto alguns cuidados ajudam você a não engordar.

Os carboidratos possuem um papel extremamente importante para o organismo, pois é através deles que as células obtêm energias e realizam suas funções metabólicas.

Durante a noite você deve ingerir apenas alimentos leves, diante disso é recomendado comer três horas antes de dormir.

A concentração de um determinado nutriente em uma única refeição deve ser equilibrada para que não venha a comprometer a sua saúde.

Grupos de carboidratos

Mulher e prato com macarrão

Os carboidratos são divididos em três grupos sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os primeiros grupos são conhecidos como carboidratos simples, e os polissacarídeos são chamados de carboidratos complexos.

Os carboidratos complexos são compostos por fibras solúveis e insolúveis. Já os carboidratos simples são formados de um modo geral pelos açúcares e estão presentes nos doces, leites e frutas.

Carboidratos complexos

Carboidratos complexos

Aposte nos carboidratos complexos que podem ser encontrados na aveia, quinoa, amaranto, farelo de trigo, centeio, gergelim, gérmen de trigo, semente de linhaça, granola, trigo, mandioca, madioquinha, inhame, batata, batata doce, milho, dentre outros. Estes alimentos retardam o aparecimento da fome.

Os carboidratos refinados presentes no pão branco, farinha de trigo, biscoitos, bolachas, massas, arroz branco, açúcares e derivados podem acarretar alguns problemas de saúde como, por exemplo, o acúmulo de gordura.

É recomendado fazer 6 refeições diárias sendo elas o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras ajudam no controle glicêmico, ou seja, auxiliam na perda de peso. Portanto consuma pão integral, arroz integral, cereais, frutas e legumes com casca, massa feita com pão duro, dentre outros alimentos.

Portanto se quer eliminar alguns quilinhos indesejáveis não basta cortar das suas refeições os alimentos ricos em carboidratos, você deve equilibrar o consumo destes alimentos e praticar exercícios físicos, através destes métodos a pessoa mantém a boa forma e uma vida saudável.

Deixe uma resposta