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Dicas de como tratar a ansiedade

Veja agora algumas dicas para tratar a ansiedade, e saiba também um pouco mais sobre essa condição e o por que ela tem aumentado tão drasticamente de uns anos para cá.

O que é a ansiedade

O distúrbio de ansiedade é um mal existente desde muito anos atrás, porem vem ganhando ainda mais força na geração atual em que vivemos e o pior é que o número tende a aumentar.


Em meio a tantas preocupações é comum sentir-se ansioso, até porque ter esses desconfortos podem acontecer em qualquer momento, seja em uma entrevista de emprego, dirigir pela primeira vez, ou simplesmente fazer algo novo. Até que se torne rotineiro, tudo tende a nos levar a sentir ansiedade que nada mais é do que aquele frio na barriga, mãos tremulas, pernas bambas e até podemos gaguejar.

Como dito anteriormente é bem comum sentirmos ansiedade, porem a ansiedade tem se transformado em um distúrbio para muitas pessoas e isso sem dúvidas tem atrapalhado a vida das mesmas.


Imagine sentir medos, nervosismos, e viver pensando que algo vai dar errado durante todos os dias? Pois é isso que uma pessoa ansiosa sente. A pessoa perde totalmente a concentração nas suas tarefas comuns e diárias, isso porque passa a maior parte do tempo pensando em coisas que as deixam nervosas e confusas, como por exemplo o que pode acontecer caso ela faça ou não alguma coisa.

Estar ansioso é estar à espera de alguma coisa que por ventura virá a acontecer, por isso muitas pessoas que estão nessas condições, sentem dificuldades em fazer algo, pois quando tentam acabam se atrapalhando e colocando tudo a perder.

Reações derivadas da ansiedade

A ansiedade nada mais é, que um tipo de medo que reage de forma ágil e simultânea independente do nosso pensamento racional e por isso não costumamos ter controle em uma situação dessa.

Parte disso deve-se a respostas que o cérebro manda devido ao estresse, preparando o corpo para uma situação na qual ele tenha que fugir ou lutar de situação de perigo eminente.Com isso ocorre a liberação de Adrenalina, podendo causar reações como:

• Dilatar os brônquios, e assim aumentar a respiração e o consumo de oxigênio.
• Dilatar a pupila para ter uma melhor visão, mesmo com pouco luminosidade.
• Acelerar os batimentos cardíacos, contraindo os vasos sanguíneos para que os mesmos levem o sangue mais rapidamente.
• Baixar a motilidade do intestino para poder guardar energia para uma ação futura
• Aumento na liberação de glicose, para que possa dar mais energias as células.
• Liberação do cortisol, o que pode causar alguns impactos no corpo como, aumento da gordura corporal, inibição do muco na parede gástrica, além de causar fadiga ao cérebro.

Sintomas psicológicos causados pela ansiedade

• Tensão e nervosismo
• Sensação de que algo ruim está para acontecer
• Falta de concentração
• Medo constante
• Falta de controle dos pensamentos, principalmente o que está causando a tensão.
• Irritabilidade
• Agitação de braços e pernas
• Insônia
• Preocupações com coisas irreais

Sintomas físicos que podem ocorrer

• Aperto no peito
• Falta de ar
• Boca seca
• Descontrole das mãos
• Dores de barriga ou diarreia
• Náuseas
• Sensação de fraqueza
• Tensão muscular

Ataques de pânico

• Sensação de que está prestes a morrer
• Sensação de pânicos incontroláveis
• Aumento da frequência cardíaca
• Aumento da oxigenação no corpo
• Tonturas
• Mal-estar constante

Quais são as causas

É incerto sobre as causas que fazem uma pessoa ter distúrbios de ansiedade, no entanto as causas podem ser derivadas de alguns fatores como:


• Genética, histórico de ansiedade familiar
• Históricos de eventos estressantes e traumáticos
• Maneira de pensar, por exemplo como a pessoa organiza seus pensamentos
• Alguns tipos de doenças físicas
• Altos consumos de álcool e drogas

Dicas para tratar a ansiedade

Experimente controlar a respiração

Controlar sua respiração é fundamental para oxigenar o seu corpo de maneira correta. Pois dessa forma, você tem o melhor controle do seu corpo e pensamentos. Para isso tente fazer algumas aulas de yoga, tai chi chuan ou simplesmente comece a meditar e encha os seus pulmões de oxigênio e depois vá soltando aos poucos. Experimente fazer isso sempre que conseguir até que se transforme em rotina.

Pratique exercícios físicos

Caminhar algumas vezes na semana pode te ajudara controlar a ansiedade, isso porque o exercício físico faz com que o corpo libere serotonina, hormônio que libera sensação de prazer. A pratica pode ser combinada com uma meditação ativa, basta ter pensamentos relaxantes e positivos enquanto caminha. Fazer caminhadas de 30 minutos umas três vezes na semana já ajuda.

Esteja com pessoas que te fazem feliz

Estar com pessoas que você ama por perto pode te ajudar a não ter crises de ansiedade, pois de certa forma você se sentirá mais seguro e então esquecerá de tensões e momentos que podem te deixar em desespero. O fato de estar sozinho pode ser ainda mais perigoso, pois a sensação de impotência te deixa enfraquecido para lidar com momentos estressantes.

Invista em alimentos que contém Triptofano

Já ouviu falar em alimentos que no proporcionam felicidade? Pois saiba que eles existem sim. São alimentos que contem Triptofano, substancia que nos deixam mais feliz, se faz presente nos alimentos; chocolate, abacate, mel, banana, nozes e ômega 3, pois isso faça um favor a si mesmo e consuma uma porção desses alimentos no seu dia-a-dia.

Evite pensamentos negativos

É de suma importância que você evite o máximo possível os pensamentos negativos, procure analisar os lados positivos das situações antes de se desesperar. Primeiramente pense em coisas boas e respire fundo. Jamais deixe um pensamento negativo chegar até você, pois isso é determinante para que você não crie paranoias com situações irrelevantes.

Caso seja incontrolável e você não consiga tratar sua ansiedade com essas dicas, não perca tempo em solicitar a ajuda de um terapeuta. Talvez seja necessário tomar algum medicamento calmante para controlar o nervosismo.

Não se preocupe, pois, a ansiedade é controlável de um jeito ou de outro e não é algo que você precise ter medo ou vergonha de expor. As pessoas ao seu redor tentarão te ajudar assim que tomarem ciência dessa condição em que está passando. Não esqueça de ter amor próprio e se cuidar para que possa estar sempre de bem com a vida.

As dicas de hoje foram essas, qualquer dúvida não esqueça de deixar um comentário que irei estar respondendo algumas dúvidas que aqui não foram esclarecidas totalmente. Leia também dicas caseiras para aliviar dores no corpo.

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