Dicas de manutenção do motor do carro


Cada vez mais as montadoras estão investindo em automóveis mais resistentes para que o motorista não precise se preocupar tanto com manutenção.

É de grande importância que você fique sempre atento com o motor do seu carro, para que este não estrague e assim você não tenha que gastar muito mais com o motor, sabendo que este é uma parte muito cara do carro.

Muitas pessoas tem dúvidas como manter um bom motor do carro, principalmente para os que são 0 quilômetros. Saiba que os carros 0 quilômetros saem da fábricas prontos para ser usados e não precisam ser ‘amaciados’ como muitas pessoas pensam.

No manual do carro existem diversas dicas para que o condutor não tenha dores de cabeça futuramente, como por exemplo, em carros com injeção eletrônica é preciso que você espere que as luzes do painel apaguem para depois dar partida.

Mas no caso de motores retificados é preciso tomar alguns cuidados diferentes, neste caso sim o carro precisa passar por um processo de amaciamento, por causa dos novos blocos feitos. Nos primeiros 1.500 km é preciso que o motorista evite longos períodos utilizando a marcha lenta e acelerações excessivas.

Durante os primeiros quilômetros é preciso que você também não exceda os 75 km por hora, assim as peças irão ficar bem assentadas e sem folgas.

Em todos os tipos de carros é preciso que você não acelere o carro exatamente ao dar partida, dê a partida e espere um pouco para acelerar. Para que o seu motor tenha mais durabilidade é preciso que você faça as trocas de óleo na quilometragem correta.

Juntamente ás trocas de óleo você poderá fazer uma revisão no seu carro, trocando algumas peças se for necessário, assim você evitará o desgaste de algumas peças. Outra forma de manter por mais tempo o seu motor é abastecer sempre com gasolina de qualidade, para que não entre sujeira nos bicos.

Para os carros flex é preciso que você não se esqueça que ele também precisa de gasolina, por isso você não poderá deixar de abastecer. E assim confira pelo menos uma vez por semana o nível do óleo e de água do seu carro, se estes estiverem abaixando muito rápido é indicado que você procure um mecânico.