Dicas fáceis de como aprender um instrumento do zero

6


Tocar um instrumento é algo que parte da população gostaria de fazer, porém, alguns arriscam a aprender e conseguem, mas, existe um mito muito grande sobre aprender um instrumento!

A maioria das pessoas acha que aprender um instrumento é um dom divino e que elas não nasceram com tamanha sorte, mas, na realidade é totalmente errado pensar assim, portanto, aqui explicaremos maneiras de você aprender um instrumento de forma fácil e rápida!

Confira abaixo todas as informações necessárias para começar a tocar suas canções preferidas e impressionar as pessoas ao seu redor!

Escolha o instrumento que deseja aprender

Pode parecer óbvio essa pergunta, mas, na realidade ela não é tão simples assim, veja o porquê!

Quando você for escolher um instrumento, escolha um instrumento fácil e popular, dessa forma, sua aprendizagem será mais rápida e eficiente!

Se você já tem alguma noção sobre teoria musical é mais fácil fazer a escolha do instrumento, mas, caso você ainda é iniciante, solicito que você comece por um violão ou uma flauta!

Entretanto, esses instrumentos geralmente são os mais comuns que as pessoas aprendem! Quando for escolher seu instrumento leve algum conhecido que já tenha não exagere no preço, dessa forma, compre um instrumento intermediário, nem muito barato e nem muito caro, escolha um instrumento bom e que você se sinta confortável!

Aprenda músicas fáceis de inicio

Existem músicas que são formadas apenas por 3 “acordes”, os “acordes” seriam basicamente a junção de notas em conjunto que formam um som!

Sendo assim existe o acorde de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si!

Portanto, escolha músicas para iniciantes, há mais chances de você aprender! No começo tudo é muito estranho, nossos dedos não obedecem ao comando e as chances de desistirmos são maiores, mas, não desista você consegue!

Veja vídeos na internet para aprender um instrumento

Antigamente aprender um instrumento era um tanto quanto complicado, ou você aprendia presencialmente com um professor ou aprendia sozinho!

Mas, hoje com a tecnologia ficou extremamente mais fácil aprender um instrumento!

Existem canais e sites que ensinam a tocar violão, disponibilizam vídeo aulas gratuitamente, professores altamente profissionais! Um dos sites mais famoso é o majestoso www.cifraclub.com.br/

Confira abaixo uma aula para iniciante, se possível veja o vídeo inteiro, repita o vídeo se for necessário!

Se inspire em artistas que você admira

Quando estamos entrando no mundo da música tudo é muito mágico, tudo é novo, é como aprender uma nova língua, mas, o mais interessante é quando nós estamos começando a entender teoricamente!

Portanto, um conselho bastante importante é você ver entrevistas do seu artista favorito, ver vídeos de shows ao vivo, ouvi-lo tocando voz e violão!

Todos esses detalhes agregam conhecimento em sua aprendizagem!

Faça exercícios para os dedos

Os dedos no início irão doer um pouco, mas, é comum, é necessário que você resista a essa fase, é a fase em que você mais irá pensar em desistir, mas, se você está determinado a aprender você irá suportar uma dorzinha até os dedos acostumarem!

Os exercícios para os dedos consistem em você fazer as escalas no violão, apertando-os cada dedo em uma casa, contudo, esse exercício irá lhe ajudar a ganhar agilidade e flexibilidade nas mãos, facilitando sua aprendizagem e consequentemente seu desempenho no instrumento!

Confira abaixo um vídeo aula de exercícios para os dedos!

Acompanhamento de um profissional

Aprender sozinho é possível, mas, se você quer aprender tocar um instrumento de maneira mais rápida e saber tudo sobre teoria musical é necessário que você tenha acompanhamento de um professor de música!

A aula de instrumento é totalmente tranquila, o professor irá passar atividades fáceis e conforme seu desempenho no instrumento ele irá aumentar o nível de dificuldade das atividades!

O legal de aprender um instrumento é o desafio e a descoberta, a sensação de aprender uma música nova é algo único que somente quem decide aprender tocar que consegue sentir!

Motivos para aprender um instrumento

Aumenta seu senso crítico sobre arte, você fica mais sensível artisticamente, ganha coordenação motora, faz bem para a memória, você começa a aprender muitas coisas, começa ter percepções que você nunca teve, passa a prestar mais atenção aos detalhes musicais e o mais incrível de tudo, você começa a escutar música de uma forma mais entendida, consegue escutar todos os instrumentos!

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui