Dicas para abaixar o colesterol ruim


O colesterol ruim é conhecido como LDL, a diferença entre o bom ou o ruim é a molécula que transporta a gordura pelo sangue. Alto nível de LDL no sangue pode significar que o seu fígado reduziu o número dos receptores deste colesterol devido á grande quantidade de colesterol dentro da célula.

Isso porque depois da célula ter usado o colesterol para as suas necessidades, ela não precisa mais dele, isso faz com que ela reduza os seus receptores, fazendo com que a quantidade de LDL fique acumulada no sangue, quando isso acontece o LDL começa a ser depositado nas paredes das artérias, formando placas grossas, que atrapalham a passagem de sangue.

Este colesterol ruim é aumentado conforme você consome determinados alimentos que possuem um alto teor de gordura, assim aumentando o colesterol ruim você pode adquirir sérias doenças cardiovasculares podendo até mesmo enfartar.

Você também precisa saber que o nível de colesterol bom também precisa estar correto, lembrando que há diferença entre colesterol bom e colesterol ruim e eles precisam estar em níveis corretos.

Muitas pessoas optam por remédios para diminuir os níveis de colesterol, porém é tanto remédio, que principalmente os idosos tomam, que acabam misturando e fazendo bagunça, além do mais, os medicamentos podem causar alguns efeitos contralaterais, por isso há outras opções de você abaixar o colesterol.

O Ômega 3 é um forte aliado do colesterol, ele é encontrado em alguns alimentos como peixes de água salgada e soja, este também é produzido em nosso corpo, mas em uma quantidade muito pequena não sendo capaz de agir contra o colesterol.

Então para que você possa melhorar o seu colesterol é preciso que você mude a sua alimentação, sabemos que é difícil, mas vá aos poucos, não seja radical.

Como diminuir o colesterol

Primeiramente coma direito, não é simples, mas é questão de querer e saber que a sua vida corre perigo se você não cuidar, diminua as frituras ou faça frituras com menos óleo, coloque menos sal (sódio) no seu alimento, crie o costume de olhar na embalagem dos produtos a quantidade de sódio que contém neles, coma menos doces principalmente sorvete e chocolate ao leite, consuma óleo de azeite ou de girassol.

Para melhorar a sua saúde cardiovascular e para manter o peso é preciso que você pratique atividade física, é importante ressaltar que ela não irá sozinha diminuir o colesterol, mas ela irá fortalecer o seu coração e todo o sistema circulatório.

Tenha mais tempo para fazer as coisas que você gosta, o estresse pode ajudar na absorção de LDL, além disso, o estresse crônico pode afetar os níveis de colesterol, se de nada irá adiantar uma alimentação correta se você vive em estresse.

E antes de tudo isso que citamos acima converse com o seu médico, é ele quem irá lhe indicar o exercício e a alimentação mais indicada para você, de acordo com a gravidade do seu caso, sua idade e seu peso. Por isso não deixe de fazer visitas periódicas ao médico.