Dicas para aumentar capital de giro da empresa

2

Uma empresa precisa ter um capital de giro. Capital de giro é como um autofinanciamento da empresa, ou seja, ela possui o dinheiro ou bens materiais para fazer com que os produtos estejam em constante entrada e saída.

Sendo assim a medida que uma empresa cresce as suas despesas são maiores, despesas fixas e outras variáveis, e por isso é que a empresa precisa ter um capital de giro para que ela possa se sustentar os meses em que as despesas forem mais altas.

Dicas importantes

Dessa forma as despesas fixas não devem mudar, mas com o passar do tempo e o crescimento da empresa, você sempre irá contratar uma pessoa como auxiliar, outra de confiança, poderá mudar de local para ficar mais confortável, ou fazer uma reforma para melhorar a produção, essas coisas podem aumentar as despesas fixas.

Já as despesas variáveis, essas sim podem mudar, e nem sempre um empresário poderá colocar todos os impostos e o aumento da matéria prima em seu produto final, porque pode correr o risco de não vender os produtos e ficar com muitas dívidas.

O que pode influenciar no capital de giro?

Portanto o que pode influenciar no capital de giro é os prazos de pagamento de fornecedores e recebimento de clientes. Quanto mais tempo você deixar o produto parado, mais tempo você terá que dar para um cliente pagar, pois o produto ficará ali e ninguém irá o levar, por isso não é interessante fazer grandes estoques, a não ser que o preço de custo do produto irá subir e para que você possa fazer um bom preço aos seus clientes.

Fazer um prazo muito longo para pagar os seus fornecedores também não é bom para o capital de giro, o importante é que você pague o quanto antes os produtos que você comprou.

Portanto quanto mais você gastar e menos você vender, mais diminuirá. O capital de giro significa então aumento das fontes permanentes dentro da empresa.

Dicas para criar um negócio

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui