Dicas para fazer um bom discurso

Está desempregado?
Marketing por

discurso1É normal sentir um certo friozinho na barriga quando temos que ficar na frente de várias pessoas e expor nossas idéias, algumas pessoas fazem isso naturalmente mais a grande maioria sente uma enorme tensão e muitas vezes nem consegue falar o que realmente ia falar, isso muitas veze se deve ao fato da pessoa ser tímida e não conseguir falar bem com pessoas nunca vistas antes ou que simplesmente não são amigos.

Dicas para um bom discurso

– Tenha um roteiro em mãos, saiba exatamente o que vai falar, algumas pessoas chegam lá na frente e vão falando o que vai surgindo na cabeça mais se você não é acostumado a isso e não tem o costume de falar em publico essa não é uma boa opção, o certo é ter pequenas anotações dos temas que vai falar e da ordem em que eles serão falados.

– tenha mente o que você vai falar, se você for expor a opinião sobre algo tenha com você todos os argumentos possíveis assim quando alguém fizer alguma pergunta sobre o assunto você terá a resposta certa e poderá usar argumentos comprovem a sua tese.

– Evite piadinhas, sabe aqueles comentários bem forçados que tentam ser engraçados mais que na verdade são ridículos? Então, evite-os, algumas pessoas têm o dom de fazer as outras rirem, mais são algumas, se você não é dessas não force um comentário engraçado, pois a platéia não vai gostar e ai a piada vai ser você.

– Se você for meio desastrado evite levar aquele monte de folha com o discurso inteiro, se você tem medo de esquecer tudo na hora pegue pequenos pedaços de papel, tipo aqueles papeizinhos que apresentadores de programas usam sabe, então, coloque as palavras chave neles, aquela palavra que se você ler já vai lembrar tudo o que tem que falar, é ótimo por ser pequeno e não ficar aquela bagunceira entre você e o pessoal que tá te vendo.

Utilizando essas dicas você poderá se dar bem ao apresentar trabalhos na escola ou até mesmo para expor uma idéia naquela reunião de trabalho, saber falar em publico é essencial, dependendo da profissão que escolher você sempre vai precisar estar falando na frente de várias pessoas e por isso é tão importante saber se controlar em publico.

Superstição pode ajudar muito também, se você tem aquele objeto ou acessório que te dá sorte não custa nada levar ele com você, desde que seja pequeno e não atrapalhe.

Está desempregado?
Marketing por