Dicas para manter a calma e se sair bem no Enem


enemNos dias 22 e 23 de outubro o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será aplicado em todo o Brasil dando oportunidades de vagas para os jovens nas universidades espalhadas pelo país, muitos esperando uma boa nota para conseguir uma das 83 mil vagas do Sisu ou pelas 82 mil bolsas do Prouni que são oferecidas semestralmente.

Por ser tão importante assim o Enem causa um certo nervosismo por parte dos alunos que estão ficando horas debruçados sobre os livros para absorver cada vez mais informação sobre todas as matérias que cairão na prova, por isso preparamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a calma na hora da prova e assim tirar uma boa nota.

Estude bastante

O primeiro passo para manter a calma em uma prova como o Enem é o estudo, isso porque se você sabe que realmente estudou e se dedicou você terá chances de responder as questões de maneira correta, agora se você não estudou vai bater aquele nervosismo na hora da prova porque você não sabe muito sobre os assuntos que vão cair na prova.

Preste atenção no enunciado

O Enem é uma prova extensa e é importante que o aluno não fique muito tempo na mesma questão, é importante conseguir tempo para solucionar as questões e com tempo você vai poder analisar bem a pergunta e achar a própria resposta do exercício nas perguntas.

Segundo dia da prova

Muitos consideram o segundo dia do Enem o mais difícil e mais cansativo por conter questões de matemática, português e ainda a redação que conta muito na hora da nota final, a dica dos especialistas é intercalar entre as questões, responda 15 de matemática e 15 de português, assim a mente vai descansar um pouco, muitos preferem começar pela redação assim o tempo restante é só para as perguntas e outros preferem o contrário.

Alguns vão pela matéria que mais tem dificuldade, por exemplo, começar fazendo a prova de português e redação e por ultimo a de matemática porque assim a matéria não vai fazer a pessoa ficar cansada logo no inicio da prova e acabar respondendo errado algumas questões que ela saberia responder se não estivesse muito cansada ou vice-versa.

Alimentação e sono

É essencial que você se alimente bem nos dias do Enem, nada de comidas pesadas, pois assim você não se sentira mal na hora da prova e tenha uma boa noite de sono para que tenha disposição na hora da prova, sair no final de semana do Enem e chegar tarde é uma péssima idéia.