Dicas para não abandonar a academia


Praticar atividade física é muito importante para a nossa saúde, assim muitas pessoas optam por fazer academia, pois pagando você terá a “obrigação” de ir á academia.

De acordo com dados metade das pessoas costumam desistir de praticar exercícios em academias, clubes e até mesmo quadras entre o terceiro e quinto mês de treino, onde até o sexto mês este número pode chegar á 65%.

Apenas 4% da população brasileira faz exercícios orientados nestes locais, e estranho é observar que mesmo com estes números as academias tem tido um grande crescimento, pois em 2006 o país contava com 10 mil unidades, hoje já são registradas mais de 25 mil.

Mesmo assim é valido lembrar que você não precisa ter uma quadra para treinar e nem mesmo pagar uma academia para sair do sedentarismo, existem atividades gratuitas ao ar livre, existe praças e locais especializados para caminhada e corrida, em algumas praças da cidade podemos contar com academias públicas e muito mais, basta que você esteja disposto a perder peso ou cuidar da saúde para que qualquer local seja um bom local para a prática de atividade física.

Como sair do sedentarismo?

O primeiro passo é olhar para a sua alimentação, opte agora por alimentos que emagrecem e que ajudam no bom funcionamento do seu organismo.

Segundo passo escolha um objetivo seu e desenho um esquema para que você possa cumprir todos os dias, até que seja alcançado o seu objetivo, uma dica, para sair do sedentarismo por dia faça de 15 a 30 minutos de caminhada e toda a semana aumente 5 minutos, até completar uma hora.

Tome cuidado para não fadigar os seus músculos, o alongamento é muito importante, você precisa fazer antes e depois das suas atividades, e procure conversar com uma pessoa para verificar se o seu ritmo não está muito acelerado.

No primeiro mês seu corpo está se adaptando, por isso é importante caminhar e trotar, se você estiver muito acima do peso é importante que você consulte um médico para que ele te oriente, pois dependendo da atividade poderá causar muito impacto nos joelhos e tornozelos podendo causar lesões.

No segundo mês de atividade constante já é possível verificar um ganho na resistência e ainda aumento dos seus músculos e flexibilidade. No terceiro mês o seu metabolismo aumenta a atividade, agora é mais fácil ver a perca de peso, no quarto mês a queima de gordura cresce e no quinto mês o risco de desistir diminui porque o bem estar e as mudanças no corpo já são muito grandes.

Juntamente ás suas caminhadas você poderá fazer alguns exercícios em casa, acorde uma hora mais cedo do que de costume e faça os exercícios em casa, deixe a preguiça de lado, pois ela é ruim e só irá prejudicar a sua saúde.

Além de tudo isso é importante que você encontre uma atividade que lhe dê prazer, com certeza se esta lhe agradar você não terá vontade de desistir, por isso comece sempre de vagar para não sentir dores e faça o que realmente lhe agrada.

E por fim descanse entre um treino e outro, o seu corpo precisa de pausas e de uma boa alimentação para recuperar a energia perdida.