Dicas para sacar o abono salarial

Está desempregado?
Marketing por

O abono salarial é um direito de todos os trabalhadores que estão cadastrados no PIS e ainda tem alguns requisitos cumpridos.

Tem direito á este abono salarial do PIS trabalhadores que atendem todos os requisitos abaixo:

– Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
– Ter recebido dos empregadores a remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;
– Ter exercido uma atividade remunerada pelo menos 30 dias consecutivos ou não;
– Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais- RAIS do ano base considerado.

O início do pagamento está prevista para 11 de agosto de 2011 para os nascidos em julho, vai até 29 de junho de 2012. Por isso é preciso que você esteja com as suas obrigações em dia para que você possa ter o seu dinheiro do PIS depositado.

Não tem direito ao PIS o trabalhador urbano e rural vinculado á empregador pessoa física, diretor sem vínculos empregatícios mesmo que a empresa tenha recolhido o FGTS, empregado doméstico e menor aprendiz.

Para receber o abono salarial é preciso que você esteja munido da sua carteira e trabalho, RG ou carteira de habilitação. Se você for o representante legal de uma pessoa ainda precisa levar os seus documentos para comprovar esta representação.

Se você for o procurador do trabalhador será necessário estar com alguns documentos como: documento de identificação, procuração para saque de Quotas e Rendimentos do PIS e abono com firma reconhecida ou por instrumento público.

Caso a pessoa seja dependente ou sucessor legal do trabalhador falecido, será preciso comparecer a uma agência Caixa Econômica Federal para tirar mais informações sobre quais os documentos necessários para o saque.

Caso você tenha o cartão cidadão é preciso apenas sacar o dinheiro em uma agência Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui lotéricos, terminais de auto-atendimento, por folha de pagamento e por meio de convênio Caixa PIS-Empresa.

O valor do benefício é de R$545,00, salário mínimo atual, sabendo que o trabalhador precisará verificar a tabela e sacar durante o período descrito, caso isso não ocorra você perderá o direito ao dinheiro do abono salarial PIS.

Está desempregado?
Marketing por