Diferença de colesterol HDL e LDL


Em muitos locais ouvimos falar sobre o colesterol e sempre quanto se toca neste assunto associamos á algo ruim, o que na verdade não é.

O nosso corpo possui colesterol ruim que é adquirido através de alimentos gordurosos e excesso de sal, mas também temos o colesterol bom que é o natural no nosso corpo.

O bom colesterol é conhecido como HDL, ele tira o colesterol das nossas células e ajuda na eliminação da gordura. Uma grande concentração de colesterol bom (HDL) faz com que a pessoa corra menos risco de ter problemas de coração e circulação.

Já o mau colesterol, o LDL, que é o que mais ouvimos falar ele ajuda á gordura entrar em nossa célula e assim fazer com que tenhamos um acúmulo de gordura nos ajudando á desenvolver doenças cardiovasculares.

Esse mau colesterol fica acumulado em forma de placas de gordura nas artérias e veias do nosso corpo, e assim a nossa circulação fica prejudicada.

Existe um nível ideal de colesterol bom e colesterol ruim, então confira a tabela:

-Colesterol Total deve estar abaixo de 200mg/dL de sangue.
– Bom Colesterol (HDL) deve estar acima de 35mg/dL de sangue.
– Mau Colesterol (LDL) deve estar abaixo de 130mg/dL de sangue.

Toda essa quantidade só poderá ser analisada através de um exame de sangue. Todo o colesterol bom ou ruim é catabolizado em nosso fígado onde é eliminado ou distribuído para o nosso organismo.

O colesterol LDL (ruim) tende a ser encontrado mais nos homens do que nas mulheres, que tem mais colesterol bom, o HDL. É por isso que os homens tem mais predisposição á ter doenças cardiovasculares.