Diferença de resumo e resenha

Está desempregado?
Marketing por

Ao longo da sua vida você irá com certeza se deparar com alguns professor ou algum curso que peça para que você faça um resumo ou uma resenha, e é neste momento em que muitas pessoas pecam, por isso fique atento ás nossas definições e dicas para que você não erre mais.

Resumo

É a apresentação seletiva do texto, você irá destacar apenas elementos importantes e as principais idéias do autor da obra. Por isso o resumo deve ser bem completo, dispensando a leitura completa da obra, através de principais informações fornecidas pelo escritor.

No resumo você não analisa, não faz crítica e nem interpreta nada, apenas transpassa o que o autor escreveu de uma forma mais simples e menor, porém deve ser o mesmo vocabulário do autor, e deve ser sempre da mesma ordem, como por exemplo:

1. brevidade
2. claridade
3. fidelidade

São estes três itens que o texto precisa ter para que ele seja um resumo bom e completo.

Resenha

Agora sim é o momento de você colocar a sua crítica, porém não deixa de ser uma condensação do texto, sendo assim, poderá ser chamado de resumo crítico, devendo ter parte de apreciação da obra e parte crítica, além de ter que apresentar as idéias fundamentais da obra.

Sendo assim a resenha consiste em incentivar ou não a leitura do texto comentado, sendo assim, a resenha precisa ter o seguinte esquema:

1. Introdução
2. desenvolvimento
3. conclusão
4. crítica (quando for feita a parte)

Este tipo de texto é muito utilizado em jornais e revistas, por isso se não tiver segurança em fazer o tema, é melhor optar por apenas um comentário ou um fichamento.

Como elaborar uma resenha

Você vai precisar seguir os seguintes passos:

1. Contextualização do autor e a obra
2. Reconhecimento da Pergunta, Hipótese ou Abordagem Empírica do texto analisado
3. A construção do texto usa falseamento ou verificação; ou não faz referência a fatos empíricos
4. Que motivos teria o autor para afirmar o que afirma?
5. O argumento é conveniente?

Está desempregado?
Marketing por