Diferença entre o leite integral semidesnatado e o desnatado


O leite é o primeiro alimentos que todos nós recebemos, por isso ele é tão importante em nossa vida e mesmo quando crescemos ele continua sendo importante para o nosso organismo e nossa saúde.

Todos sabem que o leite é um alimento muito rico em cálcio, mas devemos prestar muita atenção no rótulo dos leites que compramos no supermercado, pois alguns deles acabam não tendo o cálcio que achamos que estamos tomando.

Mesmo o leite não sendo puro os seu derivados já faz bem o efeito desejado. Saiba que o cálcio contido no leite mais a vitamina D que também está presente, tem uma função especial de formar os nossos ossos e ainda fazer com que este fique mais forte e mais estável.

Além do leite integral, desnatado e semi desnatado que iremos abordar hoje, podemos contar também com o leite A, B, C e o direto da vaca que não é pasteurizado. Além destes diferentes tipos você poderá encontrar leite de caixinha, saquinho ou garrafa. A diferença entre eles é a quantidade gordura e caloria, pois a quantidade de cálcio e vitaminas são iguais.

A dose diária recomendada para ter a quantidade correta de cálcio no corpo é de 3 á 4 copos de leite por dia ou 3 a 4 fatias de queijo branco.

Vamos conhecer então a diferença entre o leite integral, desnatado e semi desnatado.

-Integral: Bastante indicado para as crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento, isso porque ele é um leite gorduroso, não indicado assim para quem faz dieta ou está acima do peso. Ele tem 3,9 g de gordura para cada 100ml de leite integral, sendo que 2,5 g destas são gorduras saturadas.

-Semi desnatado: Possui valor calórico e gorduroso menor do que o leite integral, principalmente com relação ás gorduras saturadas. Este é passado por uma máquina que retira toda a gordura, depois disso coloca-se novamente a gordura no leite, porém somente a metade do que foi retirado do leite, assim cai 50% o teor de gordura no leite.

-Desnatado: Possui quantidades similares ao leite integral, porém ele é um pouco mais ralo, pela menor quantidade de gordura, aliás, bem menor do que todos os leites, por isso aquele aspecto mais aquoso.