Diferenças entre Linux e Windows

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


O Windows e o Linux estão em batalha para ver quem será o vencedor, conquistando o maior número de usuários. Isso porque antes o Linux era um bicho de sete cabeças que era operado por pessoas muito conhecedoras de programação, e o Windows era algo mais simples, que poderia ser ensinado facilmente pelas pessoas.

Hoje o Windows está em sua versão 8, onde cada uma das suas versões possui um preço, é um dos sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

Já o Linux é também um sistema operacional que utiliza núcleo Linux, foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, que se inspirou no sistema Minix. O seu código fonte está sob licença GPL para que as pessoas possam utilizar, estudar, modificar e destruir de acordo com os termos de licença.

Principais diferenças entre o Windows e o Linux

Windows

1. É um software proprietário (uso restrito á licença);
2. Tem uma opção: Windows;
3. É alvo de mais de 100 mil vírus e parasitas virtuais;
4. Usa drivers binários, proprietários que dão o bom suporte á multimídia e jogos gráficos 3D;
5. Requer software topo de linha;
6. É menos usado em servidores e mais usado em desktops;
7. Exigem mais reboots e reformatações devido á instalação de novos programas e á instabilidade do sistema e aquelas induzidas por vírus;
8. Tornou-se padrão na era dos 32 bits;
9. Não dá muito espaço para que o usuário adquira um conhecimento profundo sobre o sistema e nem o usuário vai conseguir muita vantagem se tentar fazer isso pois o sistema é fechado;
10. É desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado e corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20.

Linux

1. É um software livre (você pode alterar e compartilhar á vontade);
2. Tem mais de Distros ou pacotes de distribuição;
3. É praticamente imune á vírus;
4. Desenvolve seus drivers de forma livre e com cótigo fonte compiláveis (traduzíveis) via engenharia reserva ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o sofware livre, que ainda são em número bem inferior aos parceiros do Windows;
5. Funciona em diversos tipos de computadores, desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores;
6. É mais usado em servidores e menos usado em desktops;
7. Foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala o programa não precisa reiniciar a máquina) e precisa de menos reformatações periódicas;
8. Está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits;
9. dá liberdade ao usuário para que tenha total conhecimento do sistema de forma a adequá-lo ás suas necessidades específicas, podendo modificá-lo á vontade e ir fundo em suas entranhas para ter certeza de que este sistema o obedece 100%;
10. É desenvolvido por Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto), é desenvolvido por uma comunidade global livre, que é um número limitado de colaboradores, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que pareça ser, acaba se transformando num problema comum.

Coisas comuns entre Linux e Windows

Ambos possuem interface gráfica intuitiva que fornecem usabilidade equivalente para a grande maioria das atividades de informática atuais. Não são muito simples de ser instalados e configurados por usuários totalmente leigos, mas considerando que a instalação é menos de 0,3% do tempo que o usuário vai passar diante da máquina, isto não e um problema.

Agora resta que você veja as diferenças e compare, qual é a melhor para você. O Linux pode ser baixado na internet, ou então você pode pedir o CD de instalação, mas este pode demorar até 3 meses, pois eles enviam CD para o mundo todo.

Vantagens

Para que você tenha um computador bom com Windows e todos os outros pacotes, você vai precisar desembolsar aproximadamente R$2.300,00, equivalente á sete meses de trabalho fazendo uma média pelo salário do brasileiro. Acredito que muito dinheiro por apenas dois programas (Windows mais o Microsoft Office), sendo que você ainda precisa pensar no antivírus, que pode ser gratuito ou pago.

O que não acontece com o Linux, que tem a metade do valor de uma programa com Windows e você ainda nem precisa se preocupar com antivírus. A melhor parte disto tudo é que você pode testar o Linux sem mesmo instalar o programa.

Acesse o site Ubuntu Linux e baixe a versão ‘LiveCD’, ele rodará direto do drive de CD sem instalar nada se você quiser, você nem precisa de HD, podendo assim ter o Linux no seu MP3 e rodar ele diretamente na porta USB, assim se você gostar basta que você baixe no mesmo site indicado. Se você for instalar fique atento quanto á versão, a 64 é para processadores de 64 bits, a i386 é a mais comum para os processadores Intel e AMD e a versão PPC é para computadores MAC.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: